Top

Funcionalidade e beleza: principais fatores para decorar uma lavanderia

Foto: Divulgação

Decidir a decoração dos ambientes é sempre muito empolgante, mas fazer com que toda a casa tenha a essência dos moradores não é uma tarefa tão simples. O foco maior acaba ficando sempre nas áreas comuns, como a sala e a cozinha; em sequência, a atenção se volta para quartos e banheiros. E como fica a lavanderia?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nem todo mundo dá a devida importância para a decoração e, sobretudo, a organização deste cômodo, que, em muitos casos, acaba sendo também o cantinho da bagunça. No entanto, a área de serviço é o espaço reservado para a limpeza e armazenamento dos produtos utilizados no resto da casa. Por isso, também precisa ser cuidado.

São inúmeras as possibilidades de decoração para a lavanderia, mas pintar metade da parede em tons pastéis é, sem dúvidas, uma das mais populares no momento. E o que é melhor para combinar com essas cores do que plantinhas? As plantas trazem um ar de conforto e aconchego, mas não se esqueça de conferir se a luminosidade do cômodo é suficiente antes de levar algo para lá. Plantas são bonitas apenas quando estão vivas!

Para além da estética, a decoração passou a ser uma necessidade a partir do momento em que os projetos residenciais passaram a destinar áreas cada vez menores para a lavanderia. Em alguns casos, esse ambiente deixou de existir. Dessa maneira, buscar soluções funcionais e que otimizam o espaço é a melhor escolha.

É possível, por exemplo, adaptar alguma parte da cozinha para abrigar uma lava e seca e um tanque. Inclusive, optar por equipamentos 2 em 1 é uma excelente maneira de otimizar. Para as lavanderias que têm um espaço, mesmo que pequeno, a dica é deixar tudo o que for possível encostado nas paredes e aproveitar as áreas mais altas para a instalação de armários.

Abuse das prateleiras. Elas não ocupam tanto espaço e podem facilitar o acesso aos produtos mais usados, além de servir para decorar. Outra sugestão é escolher uma porta tipo camarão ou deslizante, e utilizar um varal suspenso. Esses itens são discretos, não atrapalham a passagem e contribuem com a organização.

Falando em organização, esta é uma das partes mais importantes para garantir um ambiente verdadeiramente funcional. O primeiro passo é estabelecer onde cada coisa vai ficar, e, para isso, você pode selecionar nichos, divisórias, cestos e organizadores, pois eles são grandes facilitadores desta tarefa.

Ter recipientes específicos para os produtos de limpeza também é indicado, pois permite uma melhor disposição dos produtos. E, se mesmo assim faltar espaço para a vassoura e o rodo, aposte nos ganchos que podem ser presos atrás da porta ou fixados na parede. Está esperando o quê? Inspire-se nestas dicas e comece a planejar a decoração e organização da sua lavanderia!

Mais de Lifestyle