Top

Conheça o mindful eating e saiba como mudar sua relação com a comida

Foto: Pablo Merchán Montes /Unsplash

Todo ano a alimentação ocupa um espaço na lista de metas para os próximos 365 dias. Seja perder ou ganhar peso, se alimentar melhor, com mais equilíbrio ou simplesmente comer menos besteira, a comida tem lugar de destaque nas preocupações quando o assunto é saúde.

Infelizmente, muitas pessoas vivem em pé de guerra com a balança por anos a fio, numa relação complexa e desafiadora, que não ajuda a alcançar o objetivo estabelecido. Mas e se existisse uma alternativa para fazer as pazes com a alimentação? O mindful eating, prática de atenção plena voltada para sua relação com a comida, pode ser a solução.

Quem nunca testou dietas restritivas e/ou radicais, orientações que funcionaram para uma amiga (mas que não fizeram nada por você) em busca de uma alimentação melhor? Talvez, seja simplesmente uma questão de encontrar seu próprio equilíbrio. O mindful eating permite escolhas e experiências alimentares mais conscientes, o que é fundamental para a promoção da saúde. “É possível mudar sua relação consigo mesmo e com a sua alimentação, tornando-a mais saudável e prazerosa”, aponta Luiza Bittencourt, instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life.

Dentre os benefícios da prática, temos: trabalhar o comer emocional (identificação de gatilhos emocionais e como lidar com eles, gerenciando melhor suas emoções), melhora na relação com seu corpo (fim de dietas restritivas e alimentos proibidos, além da redução do comer compulsivo), aumento da sensação de bem estar, melhora na digestão e absorção de nutrientes, bem como redução de estresse e ansiedade. Os benefícios são realmente muitos, tanto para saúde física quanto mental. Se você está cansada de brigar com a balança, a Luiza deixa três dicas para começar a praticar:

1- Fazer o check in da sua fome antes, durante e depois da refeição. Não precisamos esperar para comer quando já estamos no nível 9 ou 10 de fome, por exemplo, porque pode-se comer até demais. Perceber o quanto está com fome em uma régua de 0 a 10 antes da refeição. Depois que começar a comer, faça outra análise no meio da refeição e se pergunte “de 0 a 10, o quanto estou com fome agora?” (muitas vezes, já estamos saciados na metade do prato). E, ao final, faça novamente a reflexão para verificar se está satisfeito e saciado, ou se ainda está com fome, além de checar também se exagerou. Assim, na próxima refeição, terá essa consciência de perceber sua fome.

2- Repousar os talheres entre as mastigações. Isso ajuda a reduzir um pouco o ritmo, nos fazendo comer sem tanta pressa, além de ajudar também a digestão. Ajuda também a sentir melhor o gosto do alimento, o que é muito prazeroso.

3- Estar presente no momento da refeição ou tirar (pelo menos) os primeiros minutinhos da refeição para simplesmente comer. Deixar celular, TV ou conversas de lado, apenas olhar para o seu prato percebendo aromas, formatos e cores dos alimentos. Se for possível até tocar, sentir a comida para provar, saboreando o gosto individual (e depois juntos) dos itens no prato.

Mais de Lifestyle