Top

Como deixar a sua casa mais inteligente com gadgets

Foto: Unsplash

Conforme os anos passam, a tecnologia é cada vez mais presente no nosso dia a dia. Os celulares já fazem parte da nossa rotina, e não tem como negar que os gadgets também são facilitadores e, agora, eles chegam para dar uma mãozinha dentro de casa também. A arquiteta Stephanie Toloi dá dicas para que você dê um upgrade na sua casa e também conta quais são as contraindicações.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Assistente virtual

O equipamento mais utilizado engloba o mais completo sistema quando se trata de automação. “Por meio desses aparelhos é possível controlar a iluminação, o ar-condicionado e a televisão por meio dos aplicativos”, explica Stephanie. A assistente virtual é mais acessível do que contratar um sistema de automação integrado para luz, áudio e vídeo que funcione com a casa toda.

Cômodo da casa

Normalmente, os pedidos para automação na área da sala de estar englobam iluminação e audiovisual. “Você pode ter um sistema que cria ‘cenas’ para as luzes, sendo possível deixar uma iluminação mais intimista, para um jantar romântico, ou uma iluminação mais clara, para um momento que você está realizando uma atividade em determinado cômodo da casa”, diz a arquiteta. E no audiovisual não é diferente. Você consegue controlar toda a parte de som ambiente e televisão pelo aplicativo ou por um controle de automação.

Foto: Divulgação

Harmonização dos gadgets com o ambiente

“Acredito que eles já tenham um design bom, eles foram bem pensados para combinar com o ambiente”, comenta. Existem interruptores com acabamento branco, preto, entre outras cores. Tem algumas opções para usar de acordo com o projeto e o estilo pessoal de cada um.

Contraindicações

Os interruptores bluetooth/wi-fi não chegam a ser um sistema de automação residencial, mas você não precisa de toda a fiação elétrica. “Você pode controlar as lâmpadas por meio desses interruptores, mas como a internet sem fio não funciona tão bem quanto a cabeada, a mesma coisa acontece com as lâmpadas e interruptores”, finaliza.

Mais de Lifestyle