Top

Cores Pantone: Como utilizar na decoração

Foto: Divulgação

A Pantone apresentou as duas cores de 2021, sendo Pantone 17-5104 Ultimate Gray, que é um tom de cinza sugerindo um elemento forte e com uma base firme. E para a vivacidade da combinação temos o Pantone 13-0647 Illuminating, um amarelo caloroso para um ano cheio de energia, clareza e  esperança. A arquiteta Stephanie Toloi dá dicas de como utilizar as duas na decoração dos cômodos, mas de forma balanceada, trazendo um ar de modernidade e renovação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

1. Equilíbrio

O cinza é uma cor neutra, portanto ele combina bem com todas as outras cores,  em contrapartida, o amarelo é uma cor bastante viva e chamativa. “O ideal é abusar do cinza e usar o amarelo em alguns pontos de interesse para manter o equilíbrio nos ambientes, assim o local não fica só com cores vivas ou com a neutralidade do cinza”, diz Stephanie.

2. Cômodos da casa

As duas cores ficam bem em diversos cômodos da casa, mas a aplicação delas pode ser crucial para o visual total do ambiente. “Por se tratar de uma cor neutra, o cinza pode ser usado como base do ambiente, nas paredes e piso, enquanto o amarelo pode ser usado em acessórios e objetos decorativos”, diz. “ Se o conjunto for usado na sala, o amarelo pode entrar nas almofadas do sofá, no estofado da poltrona que é um móvel menor, por exemplo” complementa.

3. Contraindicações

Não há, de fato, algo que seja contraindicado fazer ou usar na hora de deixar a criatividade fluir para deixar o seu espaço do jeitinho que você quer, mas a arquiteta evidencia pontos importantes na hora do planejamento e compras.  “O amarelo é uma cor com bastante personalidade e pode se tornar cansativa ao longo do tempo”, conta Stephanie. “Melhor usá-la de forma pontual, em objetos soltos que podem ser trocados de tempos em tempos. Uma dica é usar o amarelo em obras de arte, almofadas, vasos que também são objetos cheios de personalidade”, finaliza.

Mais de Lifestyle