Top

Saiba tudo o que seu pet precisa para estar mais confortável no verão

Foto: Pixabay

Gatos e cachorros também sentem calor, pode ter certeza disso. Nos dias quentes, é preciso tomar alguns cuidados com os pets para que eles não sofram com as altas temperaturas. Como somos amantes de pets, decidimos entrevistar a Dra. Farah de Andrade, veterinária da DrogaVet, para saber quais são os cuidados necessários para deixar os bichinhos o mais confortáveis possível. Veja a seguir:

1) Gatos e cachorros também sofrem no verão, por conta das altas temperaturas?    

Sim, assim como nós frente às temperaturas mais altas, nossos pets podem nos dar sinais de que não estão passando bem ou de que estão desconfortáveis com o calor. Os principais sintomas são: respiração acelerada, respirar com a boca aberta, meados de desconforto (para os gatos), salivação intensa, apatia e perda de apetite. Alguns desses sintomas já podem indicar algum grau de desidratação e de que o animal precisa de atenção. Além de observar e oferecer condições mais agradáveis para o animal, buscar o acompanhamento de um veterinário é indispensável.  

2) O que é possível para aliviar o calor de gatos e cachorros?   

É possível aliviar a temperatura para deixar os pets mais confortáveis nessa época do ano. Oferecer água deixando mais potes disponíveis, preferencialmente com potes de cerâmica, vidro ou cimento queimado, que ajudam a manter a água fresca e gelada. Uma outra recomendação é deixar sempre um espaço com sombra disponível. Muitos pets têm acesso ao quintal ou ficam fora de casa durante parte do dia, então sempre verificar se estas áreas possuem uma parte coberta, que forme sombra, para que o animal possa se proteger do sol e da chuva. Ambientes com ventilação ou climatizados também são bem-vindos, mas é importante deixar o espaço aberto, para que o pet possa circular e sair caso se sinta desconfortável. Outro ponto é manter a frequência dos banhos na mesma proporção com a qual o animal já está adaptado. As tosas higiênicas mais amplas também podem ser consideradas nos pets, porém é sempre importante verificar se existe alguma restrição específica para determinada raça para não desencadear doenças relacionadas ao crescimento dos pelos.  

3) É preciso escolher um horário para os passeios?   

Nessa época de temperaturas elevadas, o ideal é minimizar a exposição solar. Por isso, o mais indicado é passear logo pela manhã ou no finalzinho da tarde. O ideal é que o tutor faça o teste de tocar o solo com os dedos por dez segundos e se não aguentar o calor, a caminhada deve ser cancelada.  

4)  É verdade que as patas dos cachorros podem queimar nos horários mais quentes do dia?  

Sim, dependendo da temperatura é possível ocasionar a queimadura dos coxins (almofadinhas das patas), bem como da barriga e do focinho, por serem locais sensíveis e estarem sempre expostos pela radiação refletida nas superfícies do solo, como: quintal, areia da praia ou, até mesmo, nas sacadas e janelas de apartamentos.  Além disso, os longos e frequentes períodos de exposição ao sol e aos raios UV podem causar queimaduras, dermatites ou, até mesmo, câncer de pele no pet, exatamente como ocorre com os humanos.  

Foto: Pixabay

5) E os banhos, é necessário dar mais banhos nos animais nesse período? Os gatos também devem ser banhados?  

Como mencionado anteriormente, a frequência dos banhos deve ser mantida na rotina que o animal já está habituado, para evitar ressecamento excessivo da pele e/ou dos pelos. Já os felinos não devem ser banhados, pois estes possuem uma relação particular com a água e podem ficar estressados ao serem molhados. Vale lembrar que os gatos fazem sua própria higiene.  

6) Água gelada no pote é uma alternativa ou isso faz mal para os pets?  

O gelo pode ser colocado no pote de água dos pets, o que ajuda a mantê-la sempre fresca e evita os quadros de hipertermia que podem ser fatais. 

7) É preciso ter mais potes de água espalhados pelos ambientes da casa?  

Deixar potes de água disponíveis para seu pet, espalhando os potes em diversos pontos da casa é o ideal, assim o pet irá encontrar água sempre que precisar. É também uma forma de incentivar a ingestão hídrica dos animais. Vale lembrar adicionalmente que, diferentemente dos cães, os gatos são muito exigentes com sua hidratação e precisam da água sempre fresca e limpa.  

8) E sobre a alimentação, é preciso alguma adaptação, quanto ao tipo de ração e horários para comer? 

Os pets são muito ligados à rotina e não é recomendado alterações da dieta para evitar distúrbios gastrointestinais. Animais que apresentam mais dificuldade para respirar podem engolir ar durante a ingestão e provocar a distensão do estômago, para cães braquicefálicos e cães de grande porte uma alternativa é dividir as refeições em porções menores e com maior frequência para evitar desconforto abdominal e facilitar o esvaziamento gástrico. 

9) Quanto a passeios de carro, o ar-condicionado é a melhor opção? Se sim, por quê?  

Sim, o ar-condicionado pode ser um aliado, pois os pets têm a temperatura mais elevada que os humanos e passeios no carro podem gerar estresse e a elevação da temperatura, sendo assim importante o ar-condicionado para manter a estabilidade da temperatura corporal do pet, mas é necessário atenção para não ocorrer excesso na temperatura e exposição prolongada ao ar condicionado. 

10) E na hora de dormir, há alguma orientação para os dias muito quentes?  

Para dias muito quentes, é importante fornecer aos pets um local fresco e arejado, pisos frios ou tapetes resfriados (próprios para pets) podem ajudar no conforto deles na hora de dormir! 

11) Sorvete para os animais é uma opção de refresco no verão?  

Sorvetes podem ser uma boa opção para os cães, desde que não sejam os sorvetes convencionais fabricados para nós humano. Existem sorvetes específicos para pets, que não contêm açúcar, corantes e gordura. Uma boa opção é fazer sorvetes caseiros, com frutas apropriadas, água de coco, congelar petiscos ou ração com água, para que eles se divirtam, se refresquem de uma maneira gostosa e sem riscos à saúde. 

12) Além disso, que outras dicas a senhora daria aos donos de pets? 

Outros pontos importantes a se lembrar no verão são: o uso de filtro solar sempre que os animais estiverem em áreas externas ou durante os passeios, spray repelente para evitar insetos indesejáveis e lesões em pontas de orelhas ou machucados.  Além disso, evitar passeios nos horários mais quentes e dar preferências aos horários mais frescos no início da manhã e noite, evitando os horários que também são contra indicados para nós humanos (10h-16h). Evitar atividades logo após a ingestão de água e outros alimentos e procurar um veterinário para fazer o acompanhamento do animal e dicas personalizadas para faixa etária, espécie e perfil de cada animal são sempre uma boa pedida.

Mais de Lifestyle