Foto: Divulgação
Em sua 10ª edição, o tradicional calendário da clínica Metafísicos, de Brasília, idealizado pelo renomado nutricionista Dr. Clayton Camargos, famoso por fazer acompanhamento com influencers e socialites, traz o “Manifesto do Corpo” como tema, apresentando 13 histórias de corpos e suas diversidades que, em meio à pandemia e ao caos, priorizaram a saúde física e mental em um momento onde o adoecimento coletivo subjugou todo o planeta de forma contagiosa.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Todas as páginas do calendário expõem um corpo nu, sem pudor, com o propósito de celebrar suas conquistas e inspirar que mais pessoas sigam os mesmos passos. “Foi preciso muito esforço para chegar nesta imagem. Eu mudei completamente, tanto física quanto mentalmente. Percebi que nada funciona só treinando, é preciso descansar, dormir e comer bem. Saber que todo o meu esforço é motivo de inspiração para outras pessoas me anima muito”, revela a empresária Ludmilla Barbosa, de 26 anos.
Camargos conta que neste ano está deixando um recado de que a saúde precisa estar em primeiro lugar: “Na verdade, manifestar-se agora se torna mais importante do que nunca, pois nossa realidade interior é tudo o que realmente controlamos. Essa é uma das estratégias que pode moldar nosso mundo exterior. Todos nós devemos receber sem preconceitos essa dimensão coletiva para refletirmos sobre o que vem a seguir.”
Foto: Divulgação
Com personagens de histórias fortes e inspiradores, como a médica intensivista Ana Carolina Barcelos, o novo calendário chega para mostrar que apesar das dificuldades, quando se tem foco e força de vontade, nenhuma barreira é grande o suficiente para fazer desistir. “No início da pandemia eu já sabia que seria bem difícil, principalmente pelo isolamento e por estar trabalhando em algo completamente novo. Não sabia se ficaria malhando em casa e tentando manter a dieta ou simplesmente não faria nada e cairia no isolamento e consequentemente em um processo depressivo”, conta Ana Carolina.
Dentre os personagens, as diversas histórias contam com uma coisa em comum: a vontade de ter a mente e o corpo mais saudável. “As histórias são inspiradoras, cada um tem uma dor. O meu objetivo com o calendário está principalmente em inspirar as pessoas a perder os maus hábitos e buscar ajuda profissional.”, explica Camargos. A exemplo disso está a educadora física Sabrina Camargos. “Neste ano tive que enfrentar o medo e um diagnóstico de síndrome do pânico. Perdi o emprego, tive parentes adoecendo, minha melhor amiga faleceu pelo Covid-19 e me vi piorando cada vez mais. Foi então que Camargos me incentivou a cuidar do corpo e da mente. O resultado foi tão satisfatório que fui convidada a participar do calendário Metafísicos.”
Foto: Divulgação
Em 2021, este calendário toma um sentido mais amplo e as fotos dos modelos nus retratam mais que um corpo definido. Surgiram barreiras como as academias fechadas, o medo, a desmotivação, o distanciamento e o trabalho. Indo a favor das diretrizes de segurança por conta da Covid-19, o calendário está disponível somente de forma digital no site (www.calendariometafisicos.com.br).