Top

Veja praias de Norte a Sul do Brasil para aproveitar um verão tranquilo e sem aglomerações

Praia de Algodões, península de Marau, Bahia – Foto: Divulgação

Após a quarentena forçada que a pandemia impôs, as férias chegam para proporcionar outros ares, mas com toda a parcimônia e as restrições ainda vigentes. Para curtir uma praia com distanciamento social, há aquelas quase desertas onde é possível aproveitar o verão com responsabilidade. Com uma costa extensa, o Brasil proporciona um substancioso número de praias pouco habitadas ou frequentadas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A abundância natural do maior País da América Latina oferece praias para todos os gostos, que podem ser usufruídas mesmo durante a pandemia, respeitando as normas de distanciamento social de cada local. Do Norte ao Sul do País existe uma grande diversidade de praias com pouca ou nenhuma atividade comercial, mas que recepcionam os turistas com sua exuberância.

Na região Sul do Brasil, Santa Catarina é destino certo no verão. A Praia da Lagoinha do Leste encontra-se em uma área de preservação e acessada somente por trilhas. O litoral norte de São Paulo apresenta praias pouco frequentadas, com acesso somente por meio de trilhas ou barco, como a Praia do Bonete e a Praia Brava do Camburi, em Ubatuba. Já no estado do Rio de Janeiro, a Praia do Dentista, em Angra dos Reis, oferece mar calmo e água cristalina quase que deserta nos dias de semana.

No Nordeste do Brasil, é possível aproveitar as praias da Bahia como a Praia de Algodões e a Praia de Saquaíra, na Península de Maraú, ou a Praia do Espelho, em Arraial d’Ajuda. No Ceará, Fortim e Praia do Preá se destacam por sua tranquilidade. Já no Rio Grande do Norte a Galinhos e a Praia do Sagi são destinos certos para quem busca fugir das aglomerações, com acesso via barco ou por automóveis com tração 4X4. Em Alagoas, a Praia de Antunes, em Maragogi, oferece uma vista exuberante e águas límpidas. Já em Pernambuco a pedida é a Praia do Paiva, no município de Cabo de Santo Agostinho. Localizada a apenas 40 minutos de distância da capital do estado, pode-se buscar um aluguel de carros em Recife para se deslocar até o local.

E, por fim, a região Norte oferece praias de água doce como as da região das praias do Rio Arapiuns, com acesso por lancha de Alter do Chão, no Pará. Outra pedida no mesmo estado é a Ilha do Algodoal, que é sossegada, mas ainda assim possui estrutura para receber turistas. Para descansar nas férias e explorar novas paisagens com segurança, o Brasil propicia uma gama de praias com paisagens que exprimem a diversidade da natureza no País.

Mais de Lifestyle