Top

Arquitetura: pizzaria em Hanói abusa da arte da iluminação

Foto: cargocollective.com/oddoarchitects

Capital do Vietnã, Hanói é uma cidade em rápido crescimento em todos os aspectos, típica da dinâmica região do Sudeste Asiático. Com o aumento da urbanização e da população, atualmente aproximadamente 8 milhões de pessoas em Hanói, o número de prédios altos na cidade certamente aumentará significativamente. A localização do restaurante Pizza 4P’S recém-projetado pelo escritório ODDO Architects é uma área de alta densidade de prédios altos com escritórios e residências, com um grande número de estradas principais que ligam as cidades vizinhas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O restaurante está localizado no andar térreo de um arranha-céu chamado Landmark 72. A marca Pizza 4P’S faz parte de uma rede menor de restaurantes com grande reputação de qualidade no Vietnã fundada por proprietários japoneses. 

Foto: cargocollective.com/oddoarchitects

Muito preocupados com a qualidade da comida e do atendimento ao cliente, por exemplo, eles cultivam seus próprios vegetais orgânicos e fazem seus próprios queijos no centro do Vietnã para seus restaurantes.

Cilindros verticais perfurados suspensos e apoiados em diferentes níveis de altura proporcionam zonas de assentamento. Outra intenção era impactar a mente do visitante aplicando uma composição engenhosa de volumes de cilindros em levitação. A inspiração conceitual de cilindros surgiu da experiência espacial de fornos tradicionais para a queima de tijolos de terracota vietnamita.

Foto: cargocollective.com/oddoarchitects

O restaurante Pizza 4P’S está equipado com sete cilindros de madeira de diferentes tamanhos. Esses cilindros são ancorados e suspensos na laje de concreto armado do piso superior e estruturalmente suportados por colunas em T. Este sistema permite um realce rítmico do espaço do restaurante ao mesmo tempo em que maximiza a área útil para um maior número de clientes.

Foto: cargocollective.com/oddoarchitects

A construção desses cilindros é feita de blocos de madeira semelhantes em tamanho aos tijolos tradicionais do norte do Vietnã. Blocos de madeira montados em conjunto por meio de juntas cuidadosas pelo método a seco sem colagem, para que a madeira se expanda e trabalhe de acordo com as mudanças de umidade. 

Foto: cargocollective.com/oddoarchitects

Mudanças na umidade e temperatura são bastante comuns no clima de Hanói. Em caso de necessidade, este método de instalação permitirá que o material seja reaproveitado em outro local.

Foto: cargocollective.com/oddoarchitects

Uma combinação de materiais tradicionais locais, como madeira – uma espécie local de acácia de crescimento rápido, rattan, superfícies de madeira curtida, terraço lixado, elementos de aço etc. são materiais de baixo custo e comuns locais. 

Foto: cargocollective.com/oddoarchitects

O interior do restaurante foi parcialmente equipado com móveis antigos renovados e personalizados de um restaurante já encerrado em Hanói. Um dos elementos de mobiliário mais distintos é uma longa mesa de jantar para 12 pessoas feita de barras de aço de reforço em forma de estribos estruturais, pernas de suporte de madeira-concreto e tampo de vidro para expor a estrutura da mesa embaixo. Com informações da cargocollective.com.

Mais de Lifestyle