Top

Floripa gastronômica – Top 5 restôs da ilha com toda segurança

Por Camila Neves

Dos clichês associados a Florianópolis, nenhum bate o de detentora do maior – e, por que não, melhor? – conjunto de praias do País. São 100 no total, segundo a Secretaria de Turismo. Mas a capital catarinense é também repleta de cantos charmosos, muitos deles altamente influenciados pela colonização açoriana, e de restaurantes que são um verdadeiro deleite, sobretudo os que oferecem frutos do mar frescos. A seguir, algumas das opções sem erro provadas e aprovadas pelo Site RG, que têm seguido à risca todas as medidas de segurança para o controle da pandemia:

Foto: Divulgação

Jay Bistrô

O ambiente aconchegante com direito a luz baixa e mesas espaçosas que acomodam grandes grupos de amigos [dentro das medidas de segurança e especificações da OMS] atrai visitantes e moradores em busca de gastronomia da melhor qualidade (mesmo!). Eudes Rampinelli, mente por trás do Jay Bistrô, acumula experiências em Lisboa e Barcelona, onde desenvolveu paladar bastante apurado. O resultado é um prato autoral melhor do que o outro. Highlights: siri crocante, ravioli de trufas brancas com ragu de cogumelos orgânicos e burrada gratinada, massa tradicional de frutos do mar e torta de limão desconstruída com sorvete de iogurte e gel de hortelã. Vale também dar atenção especial à carta de vinhos. Só não vale transitar pelo restaurante sem máscara. Álcool em gel na entrada e esterilização rígida tanto do espaço quanto dos talheres, pratos, taças e cardápios fazem parte das medidas preventivas.

Foto: Divulgação

Noma Sushi

São duas unidades, uma em Jurerê Internacional e, outra, no centro. Ambas agitadas, muito bem frequentadas e com menus impecáveis, mas diferentes, e criações contemporâneas a partir de ingredientes regionais como vieiras, ostras, ouriços, peixes e siris moles, assinadas por Rafael Portes. Nosso coração, porém, bate mais forte pela segunda e o motivo é visual: cenário que inclui a emblemática ponte Hercílio Luz. Para pedir de olhos fechados e comer de joelhos: Especial Luminous, um combinado com 42 peças selecionadas pelo chef.

Foto: Divulgação

Cité Rooftop

Inaugurado em meio à pandemia, há pouco mais de quatro meses no rooftop do complexo Cidade Milano, o Cité já iniciou as operações em clima de “novo normal”: com metade da capacidade da casa, álcool gel em todas as mesas, cardápios digitais em QRCode, medição de temperatura dos clientes e funcionários com máscara e luvas. O terraço aberto faz parte do projeto original do arquiteto Marcelo Salum, que se inspirou na conexão entre as cidades de Florianópolis e Paris. A vista deslumbrante do centro da cidade é o maior trunfo do lugar, seguido da bela programação musical (as apresentações ao vivo são imperdíveis) e dos drinks clássicos com toque especial. Nosso preferido é o Bramble, preparado com gin, chambord e limão sicialiano. Comidinhas leves como a salada de salmão curado, creme de avocado e sour cream, vão bem. Funciona de quarta a sábado, das 19 às 22 horas, somente com reservas.

Foto: Divulgação

Pargus Seaside

Fincado em um ponto superestratégico de Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros mais antigos e culturais da capital, e com bela circulação de ar natural, o empreendimento dos empresários Ivo Pires e Bernardo Amorim é especializado em culinária grega e público fino — entre os habitués, as tops Alessandra Ambrósio, Gisele Coria e Renata Maciel. Além dos pratos deliciosos e instagramáveis, a casa oferece boa música e rituais descontraídos como aulas de yoga. Apesar de reduzida, a virada de ano promete ser especial, com direito a fogos de artifício próprios e banquete. Ninguém, absolutamente ninguém resiste à vista panorâmica do mar repleto de barcos de pesca.

Foto: Divulgação

Café de la Musique

As restrições das festas com grandes aglomerações fez o beach club mais concorrido de Jurerê Internacional se reinventar – e surpreender – com um novíssimo menu elaborado pelo chef Bruno Faro, sob comando de Gilvan Freire e Ivanildo Santos. As estrelas do cardápio continuam sendo os frutos do mar, é claro, e clássicos como o Camarão Valenciana e o Polvo Mediterrâneo seguem firmes. Entre as novidades, a Frigideira de Frutos do Mar e o Atum Crocante servido com risoto de legumes e molho mediterrâneo. Os drinks também fazem sucesso, assim como a playlist animada dos melhores DJs do Brasil, que começam a se apresentar no final do dia para público limitado. O atendimento tem início ao meio dia e finaliza às 23 horas, em dias alternados, com capacidade de público reduzida e reservas obrigatórias.

Mais de Lifestyle