Top

Verão: veja vinhos e drinks que harmonizam com a estação

Foto: Divulgação

Engana-se quem acha que apenas o outono e o inverno combinam com vinhos. É chegado o fim do ano e, junto dele, o verão. É época de brindar, especialmente em um ano tão intenso. Então, que tal tirar da adega os espumantes, os brancos e os rosés?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A baixa quantidade de tanino nestes tipos de vinho dão a sensação de frescor, se tomados gelados. O ideal é deixar refrigerar entre seis e oito graus. É possível ainda fazer drinks com estas bebidas, como o Falling for Moscato Puch.

Quanto à harmonização, os vinhos brancos combinam com comidas mais leves, como peixes e a gastronomia japonesa. Já o rosè traz o frescor do branco e o corpo do vinho tinto e harmoniza bem com grelhados e queijos com geleia. Mas, se você não abre mão de vinho tinto, não se preocupe, também há combinações para deixar a experiência com a cara do verão.

Veja abaixo algumas ideias de rótulos, harmonização e drinques:

1 – Barefoot Moscato

Foto: Divulgação

O Barefoot Moscato é deliciosamente suave com aromas de frutas exuberantes. Tem toques de cítricos, de pêssegos suculentos e damascos maduros. Bastante refrescante, harmoniza muito bem com comida asiática condimentada e sobremesas leves, além de realçar o sabor de pratos elaborados com frutas e queijos. Bastante versátil, serve tanto como aperitivo quanto utilizá-lo para fazer um drink incrível: o Falling for Moscato Puch (foto principal). Basta misturar em uma jarra, 350 ml de Barefoot Moscato, 180 ml de suco de laranja, duas laranjas cortadas em rodelas e quatro morangos picados. Sirva em copos com gelo.

2 – Rita Sparkling Brut

Foto: Divulgação

Vinho em lata? Sim! E é um caminho sem volta, pois tem a praticidade para armazenar e carregar, quantidade ideal para consumo (uma lata equivale a um terço de uma garrafa de vinho), facilita o consumo em qualquer ocasião, além de utilizar uma embalagem que possibilita a reciclagem. O, Rita Brut, o Rita Rosé e o Rita Sauvignon Blanc são perfeitos para o clima brasileiro.
Rita Sparkling Brut é elaborado com 100% de Chardonnay, sobressaindo-se os sabores de frutas tropicais como abacaxi e bananas maduras. Destaque para o equilíbrio entre a doçura e a acidez, entregando uma sensação agradável ao paladar.

O Rita Rosé um vinho rosa pálido com toques delicados de framboesa e salmão. Apresenta notas de frutas vermelhas, como morangos e cerejas. O paladar destaca um sabor vibrante e fresco. É a combinação perfeita para acompanhar saladas, frutos do mar e peixe fresco, além de poder ser consumido como aperitivo.

Já o Rita Sauvignon Blanc apresenta notas de pêssegos, frutas cítricas e abacaxi. Na boca é macio, suculento e muito fresco. Ideal para os dias mais quentes, para ser consumido como aperitivo ou acompanhando peixe, frutos do mar e saladas.

3 – Carmen Gran Reserva Carmenére Frida Kahlo

Foto: Divulgação

Para quem não abre mão do vinho tinto, mesmo em dias com temperaturas mais altas, a dica é saborear espetinhos de uvas recheadas com Gorgonzola e Brie acompanhados de uma taça deliciosa do Carmen Gran Reserva Carmenére Frida Kahlo. Além deste vinho ser maravilhoso, a garrafa desta edição especial de Carmen em homenagem à Frida Kahlo é incrível, pois remete aos seus quadros que traz muitas flores e cores. Vai render ótimos cliques. A receita dos espetinhos não tem segredo, é super fácil: É só separar 100g de uvas (podem ser vermelhas, verdes ou ambas), 1 queijo brie, 1 queijo gorgonzola e ir montando os espetinhos em palitos intercalando as uvas e os queijos.

4 – Medalla Real Gran Reserva Chardonnay

Foto: Divulgação

Este é um vinho para quem aprecia um branco equilibrado. Intenso bouquet complexo, este vinho combina notas minerais, notas cítricas, de nectarina e flores. Em boca é um vinho refrescante, bem equilibrado, de bom peso, textura sedosa e profundo.

5 – Secret Reserve Sauvignon Blanc de Santa Rita

Foto: Divulgação

O frescor e a elegância do Sauvignon Blanc do Vale de Casablanca dão vida a este grandioso Secret Reserve Sauvignon Blanc de Santa Rita. Vinho de cor amarela brilhante com reflexos esverdeados. Seu intenso aroma é uma mistura de frutas cítricas e maracujá, com um fundo ligeiramente herbáceo típico da variedade. Em boca é concentrado, com uma agradável acidez que realça seu frescor, estrutura firme e grande persistência.

Mais de Lifestyle