Top

Natal em tempos de pandemia: como minimizar os riscos de contágio

Foto: Divulgação

Se as festividades de fim de ano já estavam ameaçadas desde o começo do segundo semestre de 2020, no qual ainda havia uma quarentena rígida, com a segunda onda de Covid-19 no Brasil, o planejamento de Natal e Ano-Novo teve de passar por novas mudanças.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O aconselhamento da OMS e do Ministério da Saúde, bem como as secretarias estaduais de saúde, permanece o mesmo: é preciso evitar o contato com outras pessoas e permanecer em casa. Durante as festividades, por mais que a vontade de passar as festas de fim de ano com familiares e amigos seja intensa e latente, em virtude dos nove meses de isolamento, é importante ter cuidado e evitar o encontro com os mais velhos.

Tendo em vista que a contenção das pessoas em casa não tem sido tão eficiente nos últimos meses, alguns dos profissionais de saúde e órgãos governamentais alertam para a redução de danos para minimizar o risco de contágio entre as famílias, sobretudo em casos de viagens.

Em casos de viagens internacionais, acompanhe o processo das fronteiras

Visto que alguns dos países que fazem fronteira com o Brasil tiveram um aumento expressivo no número de novos casos e óbitos, algumas das fronteiras que foram abertas aos brasileiros podem voltar a se fechar. Antes de marcar a viagem, é bom estar atento à progressão nos países vizinhos, uma vez que as fronteiras podem se fechar a qualquer momento.

Fique atento aos boletins de saúde locais

Na hora de viajar a um ambiente nacional e próximo, é importante conferir os boletins de saúde locais para saber o número de novos casos e a quantidade de leitos e tratamentos disponíveis na região. Muitos locais tiveram alterações nas regras de higiene e isolamento, portanto, locais públicos podem estar fechados.

Viagens de avião estão com novas regras

É necessário checar, antes de comprar passagens aéreas, quais são as regras impostas por cada companhia. Além do número reduzido de passageiros, algumas das viagens têm sido canceladas em decorrência da pandemia.

No Natal, planeje-se com seus familiares

Para se encontrar com amigos e familiares nas festividades de fim de ano, muitas famílias têm adotado a quarentena rígida 15 dias antes da data de encontro, para evitar contágio e disseminação do vírus. Uma forma interessante de colocar a visita em prática e minimizar os riscos é justamente estabelecer um isolamento social profundo de pelo menos duas semanas, sem contato com outras pessoas, para garantir um risco menor aos familiares no encontro de Natal.

Não descarte o uso da máscara na hora de estabelecer contato com pessoas do grupo de risco

Cuidado tanto para você, quanto para seus familiares mais velhos e com doenças pulmonares, é essencial reforçar o uso da máscara de forma contínua e sua troca de quatro em quatro horas.

Em ambientes fechados, por vezes, as pessoas próximas retiram as máscaras, o que pode aumentar (e muito) o risco de contágio pelo vírus. Para proteção dos familiares e amigos, use a máscara!

Escolha ambientes abertos para as comemorações

Na hora do encontro e da troca de presentes, a recomendação é escolher espaços abertos para reduzir a probabilidade de contágio. Além disso, boa parte dos especialistas também recomenda que sejam evitados os jantares entre as famílias, por ser um momento propício para a propagação do vírus.

Mais de Lifestyle