Foto: Divulgação
O aumento da temperatura já anuncia: é hora de se preparar para a chegada do verão, a estação mais quente do ano. Para aproveitar a mudança do clima, a dica é explorar todas as possibilidades dos cômodos da casa, aproveitando varandas, quintais e outros espaços abertos, que podem ser preparados especialmente para esta época do ano. Com algumas mudanças na decoração e a inserção de itens estratégicos, a área externa pode se tornar um oásis contra a correria do dia a dia.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
O primeiro passo é avaliar o espaço disponível – tanto uma sacada pequena, quanto um quintal espaçoso, podem ser aproveitados de maneira inteligente, de acordo com as preferências dos moradores. Para quem mora em apartamento ou não conta com uma metragem expansiva, a opção é apostar em móveis que ocupem pouco espaço, como banquetas e mesas altas, além de outros elementos para tornar o lugar mais aconchegante, como plantas e um tapete colorido no chão, que, além de bonito, colabora para proteger os pés descalços, especialmente se o piso for condutor de calor, causando desconforto por ficar muito quente após horas de contato com o sol. No caso de uma varanda integrada com a sala, sua função acaba sendo a de uma área gourmet, com um estilo de decoração mais integrado ao restante da casa.
Já para quem conta com mais espaço é possível investir em móveis maiores e pensar em uma decoração variada, que se adeque ao estilo do ambiente. Em quintais e varandas, é possível encontrar variados tipos de piso em cerâmica, porcelanato ou madeira. O material pode servir de base para guiar a decoração, ou pode ser camuflado com o uso de outros itens, como tapetes ou paletes de madeira, opção particularmente útil para quem quer criar diferentes níveis no local.
Em relação aos móveis que ocuparão a área externa, é muito importante ficar atento ao material e acabamento, para garantir a durabilidade do item que ficará exposto às mudanças climáticas. Móveis feitos com compensado naval, por exemplo, são uma ótima opção por serem feitos de uma madeira tratada com uma cola específica, que impede a retenção de umidade. Os móveis em fibra são uma alternativa mais em conta, mas é preciso ficar atento quanto à qualidade, diminuindo a chance de que ele desbote com o tempo. Materiais impermeáveis também devem ser prioridade, especialmente os estofados e forrados, evitando que eles sejam prejudicados pela umidade.
Além dos itens mais práticos, é possível incluir outros elementos para complementar a decoração, como toldos de tecido ou ombrelones, que colaboram na criação de um espaço protegido do contato direto do sol, assim como uma rede e espreguiçadeira. Plantas dão um charme à parte e podem se tornar as protagonistas do lugar. A iluminação das áreas externas é outro detalhe importante que colabora para dar um clima aconchegante e informal para esse espaço da casa. A dica é apostar nas lâmpadas de LED, que emitem pouco calor e são mais confortáveis para os dias de verão.