Top

Arquiteto japonês projeta 1º parque de esculturas subaquáticas de Miami

Foto: Divulgação/OMA

O renomado arquiteto japonês Shohei Sigematsu, do OMA (um dos maiores escritórios de arquitetura de Miami), projetou o The ReefLine, que será o 1º parque subaquático de esculturas na praia de Miami Beach.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Concebido pela primeira vez pelo placemaker cultural Ximena Caminos, o projeto de arte pública ambiental estará situado perto da costa da praia e se estende por 11 quilômetros com trilhas para mergulho com snorkel e um recife artificial.

Foto: Divulgação/OMA

Os arquitetos responsáveis estão colaborando com uma equipe de biólogos marinhos, pesquisadores, arquitetos e engenheiros especializados para realizar o projeto inovador.

O parque tem como objetivo servir como um habitat crucial para organismos de recife ameaçados, promover a biodiversidade e aumentar a resiliência costeira.

Foto: Divulgação/OMA

O projeto será concluído em várias fases, com a primeira milha prevista para ser inaugurada em dezembro de 2021. A primeira fase também contará com instalações permanentes do artista conceitual argentino Leandro Erlich, feitas em colaboração com Sigematsu.

Este artista argentino construirá uma recriação subaquática de seu famoso “engarrafamento” esculpido na areia, encomendado pela cidade de Miami durante a Art Week 2019.

Foto: Divulgação/OMA

O arquiteto Shohei Sigematsu deu uma declaração oficial. Leia abaixo:

“Estamos entusiasmados em colaborar novamente com a Ximena em um projeto que reúne cultura e comunidade. O ReefLine é único porque chama a atenção e mitiga os perigos da mudança climática em Miami, ao mesmo tempo que enriquece o cenário artístico da cidade. Esperamos trabalhar com o grupo diversificado de especialistas e profissionais em nosso primeiro plano mestre cultural subaquático e escultura”

Foto: Divulgação/OMA

Mais de Lifestyle