Top

Interesse por reforma e decoração de casas cresce na pandemia; conheça algumas tendências

Foto: Divulgação

A forma de morar foi um dos pontos que mais sofreu influência com a chegada da pandemia. O isolamento social, medida para evitar uma possível contaminação pelo novo coronavírus, fez com que muitos brasileiros precisassem passar mais tempo em casa, situação que criou novas necessidades e preferências em relação à disposição dos móveis, estilo de decoração e outros detalhes, que fazem toda a diferença no dia a dia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com a necessidade de permanecer em casa durante a maior parte do tempo, ao contrário de antes da pandemia, quando o ambiente caseiro servia principalmente como espaço de transição entre o trabalho e os ventos da cidade, os moradores começaram a notar problemas e pensar em melhorias que poderiam facilitar a rotina. Por conta disso, lojas do setor de decoração registraram um aumento nas vendas de artigos para a casa durante o período.

Além da mudança no cotidiano, as redes sociais colaboraram para impulsionar algumas tendências, com reformas simples e de baixo custo que podem ser feitas pelos próprios moradores da casa. Para quem não deseja modificar a estrutura da casa, é possível garantir mudanças importantes com a renovação da decoração dos ambientes, adequando cada um deles às novas atividades do dia a dia. Confira algumas ideias para dar uma nova cara aos cômodos da casa.

Espaço funcional

De uma hora para outra, a casa se tornou espaço de lazer, trabalho e aprendizado, o que fez com que um mesmo cômodo fosse usado para diferentes atividades. Assim, cresce a importância de um espaço funcional, com móveis que possam ser levados para outros lugares da casa e alguns itens estratégicos para evitar a bagunça, como nichos e peças com espaço interno para armazenar coisas. Os ambientes integrados se tornaram os preferidos, colaborando na circulação dos moradores.

Valorização dos ambientes de convívio

Com toda a família passando a maior parte do tempo em casa, os espaços de convívio se tornaram local de conversa, troca de fatos sobre o dia e integração entre os membros da casa. Criar cômodos que destaquem essa integração, como a sala de estar, espaço para assistir a filmes ou local de conversa, ajuda a destacar a importância da boa convivência. A valorização dos ambientes de convivência pode começar pela decoração, com o uso de tapetes, almofadas e luzes adequadas ao objetivo do espaço, incentivando que os moradores aproveitem seu tempo ali.

Decoração aconchegante

Em um contexto tão tenso e complexo, a casa ganha o título de refúgio, e uma decoração cuidadosa faz toda a diferença para criar um lugar aconchegante e seguro. Permitir a entrada da luz natural e dar prioridade para móveis de madeira e outros materiais rústicos colabora para garantir um estilo intimista na decoração. Outra dica é acrescentar plantas pendentes e vasos de flores, uma das principais tendências durante a quarentena, que dão vida ao lugar. O cuidado das plantas também é uma ótima atividade para se fazer em família, especialmente para quem tem crianças em casa.

Mais de Lifestyle