Top

Sanches: “Meu ateliê é meu laboratório criativo”

A animação “O Laboratório de Dexter”, no ar entre 1996 e 2003, foi uma grande inspiração para o artista e colunista do RG, Rafa Sanches (Foto: Divulgação)

Quando estou dentro do ateliê, minha vida é um laboratório: tudo que se faz, alimenta o que se faz. Lá dentro, tudo se distingue ativamente entre elementos que se deve manter de um trabalho ou experiências anteriores e os que devem ser descartados.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Desde que eu persista no que estou fazendo, refazendo constantemente o ciclo de experimentação, avaliação e correção, o mais provável é que chegarei no momento em que tudo se encaixará fazendo completo sentido.

As ideias saídas da ignorância ou displicência gestadas por mim costumam ser fracas e, às vezes, inúteis. Mas aquelas concebidas com base no conhecimento legítimo, inspirado por paixão genuína, sempre adquirem mais plausibilidade e consistência. Como se nossa imaginação elaborasse conceitos concretos quando se programa para fazer isso.

No geral, as ideias surgem quando incentivo meu cérebro a combinar ao menos dois elementos aparentemente aleatórios em uma nova configuração por meio de uma fusão entre desconstrução, aplicação e conexão. A qualidade dela, por outro lado, costuma vir quando a ideia está centrada em um tema sobre o qual tenho informação e interesse e a forma final, normalmente, é o resultado de centenas de perguntas feitas e decisões tomadas que, muitas vezes, levam a mais perguntas e revisões.

 

________________________________________________________________

Rafael Sanches – Colunista de arte do Site RG

Foto: Arquivo Pessoal

Sanches é um artista multidisciplinar que confunde as linhas entre arte, arquitetura e moda, entrelaçando desde a criação de obras de arte tridimensionais até o design de futuros espaços “reimaginados”. O artista é conhecido por sua incansável experimentação de formas, materialidades e formatos em muitos gêneros de trabalho. Abrangendo esse conceito tipográfico que vai além de letras e palavras – formando forte comoção estética, ele se transformou em um dos novos artistas contemporâneos mais requisitados do País.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site RG.

Mais de Lifestyle