Top

Utilizando os sentidos a favor da degustação de vinhos

Foto: Pixabay

A arte de degustar vinhos pode ser realizada não somente por profissionais. Isto é, com a prática e entendendo as técnicas de degustação, você também pode utilizar seus sentidos para ter um contato mais intimista com a bebida e se encantar ainda mais, sentindo sabores e aromas diferentes. Essas técnicas de degustação podem ser ensinadas em um curso de vinho e auxiliam a compreender tudo sobre o universo da bebida, além de propiciar uma experiência maior do que apenas ingerir o vinho.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Veja abaixo três sentidos que podem e devem ser estimulados ao degustar vinhos:

Visão

Muito possivelmente seu primeiro contato com o vinho vai ser pela “aparência”. Ou seja, a escolha da garrafa e taça tende a aflorar sua experiência visual com o vinho. Além disso, o ambiente em que você está colabora para esse momento.

Com o sentido “visão”, é possível também apreciar o aspecto do vinho, como densidade e cor. Por isso, não apresse esse primeiro contato. Observar o vinho ao colocá-lo na taça contribui para saber um pouco mais sobre a forma de preparo da bebida e sua qualidade — se o vinho está límpido e brilhante está em excelente qualidade, já se ele está um pouco turvo e com pequenas partículas, pode significar que a bebida não passou por um processo de filtragem, mas isso não é necessariamente um problema, apenas uma característica de fabricação.

Olfato

Já viu profissionais girando a taça enquanto sente o aroma do vinho? Não estranhe, pois essa ação contribui para sentir o cheiro da bebida além do álcool. Alguns vinhos trazem o aroma aos poucos, conforme o tempo passa e aumenta o contato com o oxigênio. Por isso, o movimento giratório facilita a concentração dos aromas na parte superior da taça, auxiliando para senti-los.

Já pelo olfato, é possível identificar se um vinho é mais doce do que outros, por exemplo. Além disso, ao sentir o aroma dá para saber mais sobre a qualidade da bebida. Cheiros relacionados à vinagre, esmalte e papelão molhado, por exemplo, podem indicar problemas.

Dica extra: caso o vinho esteja muito gelado, pode ser que ele não apresente seu aroma com facilidade.

Paladar

Por último, mas não menos importante: o paladar. Não coloque muita bebida na boca logo no primeiro momento. Lembre-se de degustar. Por isso, com um pouco de vinho na boca, sinta a temperatura e analise-o com seu com seu paladar, literalmente.

Pelo sentido do paladar, você pode perceber o peso e a textura da bebida, identificando se o vinho é mais denso ou leve. Além disso, pela ponta da língua e laterais, dá para saber se ele tem um aspecto mais doce ou ácido. Já ao final, nota-se o teor alcoólico e os taninos.

Aprecie todo o processo de experimentar a bebida e aproveite o momento!

Mais de Lifestyle