Top

Casa-Museu Ema Klabin reabre seu jardim projetado por Burle Marx

Foto: Divulgação

Que tal caminhar por um jardim com flores, plantas, pássaros, um lindo lago com carpas e que leva a assinatura de Roberto Burle Marx?  A Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, reabre seu jardim para o público. As visitas acontecem sempre de quarta a domingo, das 11h às 16h, com entrada franca.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Após meses de isolamento, acreditamos que a abertura desse espaço de convivência, descanso e respiro, observadas as medidas de proteção e segurança, não oferece risco de contaminação aos visitantes, que poderão passear e contemplar o jardim e a arquitetura da casa”, salienta o curador do museu, o arquiteto Paulo Costa.

Foto: Henrique Luz

Ao passear pelo jardim, o público poderá apreciar também uma variedade de flores e plantas, caminhar entre os canteiros, curtir as sombras das árvores e admirar esculturas artísticas dispostas em seu entorno, entre elas cinco anjos italianos do século 19 representando os sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar), além da escultura “Eva” (1964), do artista japonês Kakei Goró, que Ema Klabin adquiriu na 8ª Bienal de São Paulo (1965).

Outra atração é o orquidário. Ema Klabin colecionava orquídeas e chegou a ter mais de 400 vasos em seu orquidário, com espécies trazidas de todo o mundo. Registrava todas as florações em seus cadernos e chegou a ter vasos premiados em exposições.

Foto: Divulgação

Além da flora, ao passear pelo jardim da Casa-Museu Ema Klabin, o visitante pode se deparar com a fauna que visita ou habita o museu.  Desde bem-te-vis, sabiás, maritacas, garças, pica-paus até animais inusitados como um gavião-carijó (Rupornis magnirostris). No blog do museu você poderá conhecer mais detalhes.

Contemplar a arquitetura externa da Casa-Museu é uma atração à parte. Projetada pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker, a Casa teve como inspiração o Palácio de Sanssouci, em Potsdam, perto de Berlim, frequentado por Ema em sua juventude. A mansão levou mais de dez anos para ficar pronta, desde os primeiros estudos (1950) até Ema mudar-se definitivamente (1961).

Foto: Divulgação

Visitas virtuais 

De qualquer lugar do Brasil e do mundo, é possível realizar visitas virtuais para conhecer a Casa-Museu Ema Klabin pelo Google Arts & Culture, acessível no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/. E nas redes sociais está disponível a programação cultural #CasaMuseuEmCasa, levando um pouco da casa de Ema Klabin e da programação a um número cada vez maior de pessoas.

Serviço:

Visitas  ao Jardim da Casa-Museu Ema Klabin:

De quarta a domingo, das 11h às 16h.  Entrada franca.

Local: Fundação Ema Klabin.

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020.

http://emaklabin.org.br/ .

@emaklabin.

Mais de Lifestyle