Top

Motos se tornam alternativa de viagem segura em tempos de pandemia

Foto: Divulgação

Nos primeiros meses do ano, as motocicletas eram lembradas e usadas pelos usuários assíduos da categoria, entre os amantes do veículo e as pessoas que as usavam para trabalhar. Dificilmente, o cenário apresentava sinais fortes de mudança. As chances eram ainda menores em relação à população adotar as viagens de moto em referência aos voos. Por conta da pandemia de coronavírus, esse cenário foi concretizado, e hoje os deslocamentos mais seguros apontados por especialistas são os realizados sob duas rodas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O setor de turismo já projeta a retomada ensaiada das viagens. Em um primeiro momento, no entanto, a preferência será mantida nas motocicletas, que promovem o distanciamento necessário, além de uma chegada rápida aos pontos de visita. Na visão de especialistas, a população pode apresentar receio de trajetos mais longos ou com o compartilhamento de espaço com desconhecidos durante alguns meses.

Segundo estimativa da Organização Mundial do Turismo (OMT), a retomada das viagens acontecerá por meio das chamadas bolhas regionais – viagens entre países que dividem fronteiras, estados ou cidades próximos – elas serão as mais procuradas de agora em diante. Em relação a isso, ainda há o fato de que muitas fronteiras permanecem fechadas e, provavelmente, só abrirão após a distribuição da vacina. Sendo assim, torna-se viável o deslocamento rápido, feito em zonas naturais ou de um município a outro.

Cuidados com o coronavírus

Apesar de a viagem de moto ser segura em questões de distanciamento no momento da locomoção, diferentemente do que ocorre em ônibus ou voos, existem os contatos em postos de gasolina e hospedagem escolhida. Por isso, é importante estar de máscara e levar álcool 70% para higienizar as mãos depois de pegar em máquinas de cartões, portas ou outros objetos compartilhados.

Para garantir maior segurança, pontos turísticos menos visitados podem ser colocados em preferência no momento de escolher os locais para passear.

Segurança na viagem

Pilotar motocicletas pode promover alguns riscos à integridade física. Assim, antes de qualquer viagem, fazer uma revisão no veículo é importante para garantir a segurança, mesmo que uma última checagem tenha sido realizada há pouco tempo. Nela, são checados pneus, faróis, lanternas, painéis, setas, entre outros componentes do veículo, serão vistos e analisados por um profissional.

Quem vai viajar sobre duas rodas deve estar com equipamentos de proteção. Itens básicos de segurança, como capacete escamoteável – também conhecido como articulável –, jaqueta, calçado fechado e kit de primeiros socorros, são essenciais.

Mais de Lifestyle