Top

Gastronomia excepcional: conheça os restaurantes brasileiros com 2 estrelas Michelin

Foto: Divulgação/Ryo Gastronomia

Idealizado no ano de 1900 por André Michelin, na França, o Guia Michelin é uma das classificações mais importantes no universo gastronômico. Presente em 26 países e em quatro continentes, é o sonho de muitos donos de restaurantes do mundo inteiro conquistar a tão sonhada estrela Michelin.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O guia é composto por três estrelas, sendo o máximo que um restaurante pode atingir na classificação, transformando-o em uma cozinha de luxo e sem defeitos. Todos os anos é avaliado se os restaurantes cumprem os critérios para receber a premiação. Uma estrela já significa muito, tendo em vista que os critérios de avaliação são verificados minuciosamente e os restaurantes não são avisados previamente quando um avaliador irá visitá-los.

Neste ano, o Guia Michelin anunciou em setembro, por meio de uma cerimônia online, os ganhadores das estrelas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com duas estrelas, dois novos restaurantes entraram para a famigerada lista: o Ryo (SP) e o Oteque (RJ). Conheça as principais características dos dois novos premiados no Michelin.

Ryo

O Ryo Gastronomia é um restaurante de comida japonesa localizado no Itaim Bibi, Zona Oeste de São Paulo. Um dos principais diferenciais do Ryo é que o sushiman, Edson Yamashita, atende apenas oito pessoas por vez no balcão, e o banquete traz uma seleção de sashimis e sushis, juntamente com iguarias.

No momento, devido à pandemia, o restaurante está operando apenas por delivery, entregando caixas de sushis e sashimis. A caixa mais barata vem com nove peças e sai por R$ 150.

Oteque

O Restaurante Oteque está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, e é comandado pelo chef paranaense Alberto Landgraf. De acordo com a análise Michelin, o restaurante serve uma culinária moderna e seus pratos de degustação variam diariamente.

No entanto, o ponto forte da casa são os pescados – retirados de um aquário no próprio restaurante. Um menu focado nos pescados, com oito etapas, por exemplo, custa cerca de R$ 440.

Outros restaurantes brasileiros também estão presentes no Guia Michelin

Além do Ryo e do Oteque, o Guia conta com outros dois restaurantes brasileiros que já faziam parte e se mantiveram na classificação: o D.O.M, localizado nos Jardins, em São Paulo, que é comandado pelo chef Alex Atala, e o Oro, do chef Felipe Bronze, que fica no Leblon, no Rio de Janeiro.

Com as duas estrelas Michelin, conclui-se que esses quatro restaurantes possuem excelência na culinária, proporcionando experiências únicas que merecem fazer parte de um roteiro de turismo, especialmente, para os amantes de gastronomia ao redor do mundo.

Mais de Lifestyle