Top

Dia Mundial da Massa: veja 4 restaurantes de massa que testamos e você precisa ir conhecer

Para o Dia Mundial da Massa, testamos 4 restaurantes em São Paulo para você se deliciar

Por André Aloi, João Victor Marques e Marcela Palhão

Neste domingo, dia 25 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Massa. Entre os pratos, o macarrão é o mais famoso de todas as massas, mas não faltam opções dos mais diversos tamanhos, gostos, recheios e texturas. Basta, claro, escolher e se deliciar.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com origens na China, foi no pequeno país Itália que este tipo de refeição ficou mundialmente conhecida. Inúmeras cidades italianas tem uma tradicional e consolidada atração turística justamente por conta de sua culinária baseada, em grande parte, nos restaurantes e casas especializadas em massas.

No Brasil, este tipo de comida é amplamente conhecida e difundida nas mesas dos brasileiros por conta da praticidade e funcionalidade que tem. Claro que, por aqui, não faltam opções de restaurantes que preparem pratos cada vez mais gostosos e diferenciados.

Pensando nisso, a redação do Site RG testou quatro restaurantes para indicar os pratos mais interessantes para vocês comerem ao longo da semana. São eles: La Pasta Gialla, em Moema; Bologna, na Bela Vista; Empório Santa Maria, no Jardim Paulista; e o Pasta Party, especializado em delivery.

La Pasta Gialla

Foto: Reprodução/Instagram/@lapastagalla

O chef Sérgio Arno preparou uma receita especial para o Outubro Rosa, intitulada Pasta Rosa. No menu sugerido pelo seu restaurante La Pasta Gialla, que fica em Moema, na capital paulista, ele apresenta o seu tagliatelle de hibisco, de sabor leve, que vem servido com camarão, raspas de limão siciliano e molho alfredo. A massa também pode ser levada para casa! Aí você pode esbanjar criatividade. Por aqui, “preparamos” uma receita de molho quatro queijos (o chef também tem molhos prontos de ‘take away’ em sua rostocceria, que é só esquentar e servir). Parte das vendas dessa massa, tem uma boa causa: é revertida para a ONG Mamas do Amor, que realiza ações de combate ao Câncer de Mama. Instagram do restaurante: @lapastagiallamoema

Bologna

Uma das mais tradicionais rotisserie de São Paulo, a Bologna – que também é padaria – completa 95 anos em 2020 e fica em uma das regiões mais conhecidas da cidade: o Baixo Augusta. Conhecido por sua vida noturna, no dia a dia, ela também brilha e a Bologna está ali para isso. Nesta semana, recebemos uma lasanha da casa para experimentarmos. Muito bem embalada, o prato chegou com uma cartinha indicando que a lasanha deveria ir por mais 15 minutos no forno convencional a 180 graus para completar, antes de ser devorada. A nossa escolha foi a lasanha bolonhesa e, sem dúvida, foi uma ótima pedida: a carne está muito bem temperada e na quantidade certa para ser muito bem apreciada. O ponto alto da lasanha do Bologna é, sem dúvida, a massa: firme, gostosa, muito bem temperada e de ótimo aspecto. Vale muito a pena pois este prato serve até 3 pessoas que comem o suficiente e até 2 pessoas que comem muito bem. A surpresa foi o brinde que veio junto: uma caixinha com 8 carolinas com coberturas diferentes e bem diversas com recheio de ganache de chocolate e Nutella. Instagram do restaurante: @bolognasp.

 

Pasta Party

Foto: Divulgação/Pasta Party

O Pasta Party, delivery especializado em comida italiana, nasceu em meio à pandemia da Covid-19 com uma proposta super criativa: levar até a casa das pessoas a experiência de uma cantina italiana, por meio de um cardápio de qualidade – que oferece clássicos, mas que também destaca pratos modernos. E, claro, tudo isso a um preço justo. Nesta semana, recebemos dois pratos do restaurante: o penne a bolonhesa e penne ao molho branco. Os pratos são super bem feitos e completos, servindo duas pessoas tranquilamente. A embalagem é um ponto de destaque, uma vez que ela preserva a temperatura e é bem fácil de ser descartada por ser de papel. Fora estes pratos, o restaurante oferece bons combos que também valem a pena. Os pedidos devem ser feitos pelo iFood ou Rappi. Instagram do restaurante: @pastaparty_br.

Empório Santa Maria

Se você nunca provou a sessão de comidas da Empório Santa Maria, precisa correr para lá agora mesmo. Entre os quitutes deliciosos, as massas frescas são opções rápidas e práticas, além de terem um sabor caseiro delicioso. Para facilitar ainda mais na hora de preparar o seu almoço de domingo, o local também oferece molhos prontos. O molho de tomate – que parece fácil de reproduzir, mas tem seus segredos – é leve, saboroso e tem o equilíbrio perfeito entre acidez e doçura.

Nossa indicação é o ravióli de muçarela com molho de tomate. Basta ferver o molho, distribuir em uma travessa, acrescentar os raviólis e levar ao forno por cerca de 10 a 15 minutos. A massa fica quente e no ponto exato e serve de três a quatro pessoas. Mas cuidado! Uma vez que você provou, vai querer sempre ter em casa. Instagram: @emporiostamaria.

 

Mais de Lifestyle