Top

Janaína Rueda é escolhida ícone da América  Latina em 2020 pelo 50 Best

Janaína Rueda – Foto: Divulgação

Chef e sócia do Bar da Dona Onça e d’A Casa do Porco – único restaurante brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo -, Janaína Rueda é a vencedora do American Express Icon Award 2020 (prêmio Ícone 2020). A premiação concedida pelo Latin America’s 50 Best Restaurants celebra agentes da gastronomia que contribuem de forma notável para o setor, usando sua visibilidade para aumentar a conscientização sobre pautas importantes e promover mudanças positivas no meio. O anúncio do nome de Janaína como a homenageada do ano é parte da contagem regressiva virtual para a divulgação da lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, marcada para 3 de dezembro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Segundo o Latin America’s 50 Best Restaurants, o prêmio reflete o compromisso de Janaína com a comunidade que a cerca, considerando desde a sua participação no projeto de melhoria na qualidade da merenda escolar em São Paulo, passando por seus esforços contínuos para promover inclusão por meio da gastronomia, até o seu envolvimento na campanha por socorro à indústria da hospitalidade durante a pandemia de coronavírus.

“É muito gratificante e emocionante ser reconhecida por um prêmio como este. Minha esperança é que este espaço ajude a aumentar a conscientização sobre assuntos mais importantes, como o debate sobre diversidade e a busca por uma gastronomia cada vez mais inclusiva e democrática. É nosso papel, como agentes da alimentação, apoiar os mais vulneráveis, especialmente neste momento de pandemia. O tempo para a mudança é agora!”, afirma a chef.

Ao fecharem as portas de seus quatro restaurantes no Centro de São Paulo no início da pandemia, Janaína e seu marido e também chef, Jefferson Rueda, logo perceberam que, sem o apoio governamental adequado, milhões de trabalhadores do setor de bares e restaurantes em todo o Brasil ficariam desempregados. Rapidamente, Janaína começou a mobilizar contatos, ajudando a reunir quase mil chefs e outros agentes da indústria da hospitalidade, como empresários da hotelaria e do comércio, dos quatro cantos do País.

Janaína Rueda – Foto: Divulgação

A demanda por apoio financeiro do governo brasileiro levou à coordenação de uma série de postagens “SOS” no Instagram, formando uma frente unida de figuras do setor. Em resposta à pressão, o governo federal concedeu benefícios para frear demissões e evitar ainda mais desemprego. Enquanto isso, o Bar da Dona Onça, instalado em um dos edifícios mais emblemáticos de São Paulo, o Copan, funcionava como ponto de coleta e distribuição de donativos essenciais, como alimentos e materiais de limpeza e higiene, para a comunidade em situação de vulnerabilidade social. E Janaína cozinhava em casa, também no Centro da capital, para alimentar os mais necessitados na região.

“Nestes tempos difíceis para a indústria da hospitalidade, Janaína Rueda se dedicou a esforços vitais de recuperação. Ela acredita verdadeiramente no direito de todos a terem acesso a uma alimentação boa e saudável e defende a gastronomia como uma alavanca para a mudança social. Seu desejo de inspirar mudanças positivas a torna a recebedora perfeita deste prêmio em 2020”, afirma o diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, William Drew.

Mais de Lifestyle