Top

Plantas no banheiro: conheça 5 espécies que vivem bem nesse espaço

Foto: Divulgação

A tendência das plantas como protagonistas da decoração de casas e apartamentos segue em alta. Essa alternativa para trazer uma imagem mais alto-astral para os lares não se limita à sala, quartos ou áreas externas – os banheiros, apesar de serem locais com pouca luminosidade e ventilação, também podem abrigar algumas espécies.

O ideal para quem deseja ter plantas e flores no banheiro é procurar por tipos que sejam mais resistentes. Eles, geralmente, têm folhas e caule mais grossos, ou seja, conseguem retirar e armazenar água e nutrientes da terra com maior facilidade, não sofrendo com as mudanças bruscas de umidade e temperatura. Confira algumas espécies que contêm essas características e que são facilmente encontradas em diversas floriculturas em Ribeirão Preto, Niterói, Belo Horizonte e outras cidades do País.

1 – Kalanchoe ou flor da fortuna

Com cores variadas e muita beleza, as Kalanchoes são fáceis de cuidar e vão muito bem na decoração. Isso porque suas folhas são suculentas – possuem a capacidade de armazenar líquido. Dessa maneira, não precisam de reposição de água constante. O único cuidado ao qual é importante se atentar é a luminosidade. Para essa espécie, banhos de luz diários são necessários. Então, a janela é o local ideal para ela.

2 – Lírio-da-paz

Lírios são muito conhecidos e fáceis de encaixar na decoração. O gênero ao qual essa flor pertence (Spathiphyllum) tem origem em países tropicais, o que faz dela uma boa opção para locais úmidos. Mas, apesar de sua origem, deve haver certo cuidado com o sol, já que suas folhas se desenvolvem melhor na sombra.

3 – Peperômia ou Rabo-de-gato

É difícil encontrar plantas com formato de cascata que sejam pequenas, para não ocupar espaço demais em cômodos pequenos, como banheiros. Para esse casos, é possível optar pela Rabo-de-gato. Para crescer saudável, ela só precisa receber água uma vez por semana.

4 – Aloe Vera ou Babosa

Um clássico dos cosméticos, conhecida por suas propriedades calmantes e hidratantes, a babosa, além de decorar o local com suas folhas grossas e de verde forte, é uma planta funcional que vale a pena ter em casa para colher de vez em quando e desfrutar de seus benefícios. Essa espécie não demanda muita luz e, na maioria dos casos, apenas o vapor do banheiro já é suficiente para umedecê-la, precisando apenas de manutenções esporádicas.

5 – Rosa do Deserto

Esse é mais um tipo de suculenta que precisa de cuidados muito simples e encanta por sua grande quantidade de flores, que duram quase o ano todo. Assim como a maioria das suculentas, apenas duas regas semanais são suficientes, mas a espécie precisa de, pelo menos, seis horas de banho de sol direto.

Mais de Lifestyle