Top

Bicampeões mundiais de surfe se enfrentam no Paúba Super Tubos

Phil Rajzman – Foto: Divulgação

Com ondas muito procuradas por atletas de todo o Brasil, pela sua formação tubular e desafiadora, a praia de Paúba, no litoral norte do Estado de São Paulo, tem um grande potencial para realizar competições. Assim nasceu o Paúba Super Tubos, torneio que já está em sua terceira edição.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A competição acontece dentro da janela de espera entre 10 de outubro e 10 de novembro, quando a organização acompanhará as ondulações para definir o exato dia do evento.

“Participei do campeonato no ano passado e foi bem legal, passei duas baterias, e também disputei com Medina [Gabriel], como acontecerá neste ano, em que estamos na mesma bateria”, conta o carioca Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016).

Gabriel Medina – Foto: Reprodução/Instagram/@gabrielmedina

“Paúba é uma das praias com as melhores ondas de tubo do Brasil, onde, inclusive, Medina treina, pois fica ao lado de Maresias. A grande questão é que estarei competindo de longboard e gosto deste desafio porque as pessoas pensam que estou em desvantagem. Mas quando você supera e mostra que é possível, fica tudo bem legal. É importante lembrar que o surfe começou com longboard, até a década de 1970 nem existia a pranchinha”, completa Rajzman, filho do ex-jogador profissional e medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman.

O dia do evento deverá ser anunciado apenas com quatro dias de antecedência, dentro desse período de janela em que está programado. As baterias acontecerão somente entre segunda e quinta-feira, em função de restrições estaduais de combate à pandemia, evitando aglomeração. O campeonato acontece em um só dia, com início às 7h.

São duas categorias – Open (pranchinha, longboard ou stand up) e Bodyboard –, com quatro baterias cada, de 20 minutos. Os atletas que estiverem entre as 10 melhores somatórias de pontos garantem a vaga para a semifinal. Quem não estiver entre esses 10 mais bem pontuados poderá participar de uma repescagem para competir pelas últimas duas vagas das semifinais. Os seis atletas que se saírem melhor em cada categoria vão para a final, com bateria de 25 minutos.

As baterias (com seis atletas cada) foram definidas por sorteio realizado ao vivo no Instagram @paubasupertubos. A bateria de Rajzman é a terceira, prevista para estar na água em torno das 8h. No total serão 48 participantes: 24 da categoria Open e 24 da Bory Board. Além do bicampeão Gabriel Medina, participam os atletas Miguel Pupo, Caio Ibeli, Lucas Chumbo, Deivid Silva, Kauai Lobato, Pedro Tanaka e Caio Costa.

A premiação tem um valor simbólico em dinheiro e os vencedores levam prancha, mochila, bloco de prancha, peças de roupas de surfe, tênis, treinamento funcional em academia de São Sebastião, entre outros. E claro, o Troféu Paúba Super Tubos 2020.

“A nossa competição começou pequena e vem crescendo. O objetivo é trazer os atletas não só para treinar nas ondas de Paúba, mas também possibilitar o surfe em uma competição de alto nível e de maneira organizada. E ter o mar de Paúba só para seis surfistas é uma raridade”, explica João Pedro Costa, surfista profissional, idealizador e organizador do evento.

Nas edições anteriores, os campeões foram: em 2018, na categoria Open, João Pedro e na Bodyboard, Gustavo Martins; em 2019, na categoria Open venceu Gabriel Medina e na Bodyboard, Valdomiro Mirinho.

Mais de Lifestyle