Top

Vai Tapajós exalta turismo sustentável, cultura e gastronomia de Alter do Chão

Foto: Divulgação

Considerada o “Caribe brasileiro” e escolhida pelo jornal The Guardian” como a praia de água doce mais bonita do mundo, Alter do Chão, em Santarém (PA), tem areia branca, águas cristalinas, floresta amazônica e comunidades ribeirinhas que formam um cenário único. A praia é palco do Réveillon Vai Tapajós, que acontece há seis anos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O projeto, idealizado pelos amigos Alexandre Pernet, Rodrigo Marcondes e Guilherme Giusti, oferece uma experiência e imersão regional completa, desde a música até a gastronomia. Nas festas são servidos pratos da culinária tapajônica, com ingredientes regionais únicos. Na seção de bebidas, além de cerveja local, os drinques de gim e vodka ganham frutas típicas como taperebá, cupuaçu e murici, proporcionando uma experiência genuinamente amazônica. Os line-ups são preparados para levar muita brasilidade para o público com disco, boogie, afrobeat, com DJs nacionais que se revezam para embalar as festas, como Bernardo Pinheiro, Caio Formiga e também com os shows das bandas de Carimbó.

Na última edição, o réveillon contou com show da cantora Gaby Amarantos, uma das maiores representantes da música e cultura paraense. Nos dias que não acontecem as festas, os visitantes podem aproveitar o vilarejo de Alter do Chão, que conta com uma programação variada, além de bares e restaurantes locais.

 “Por meio do turismo sustentável esperamos que as pessoas possam viver a biodiversidade cultural do Tapajós. Com muita diversão, belezas naturais, sabores, arte e músicas típicas”, ressalta Pernet. Além do Réveillon, ao longo do ano, diversas iniciativas são realizadas dentro do projeto, como o Jantar e as Festas Vai Tapajós e, o Festival Cozinha Tapajós, com apoio do Soul Kitchen, incubadora de projetos que conecta pessoas através do alimento e tem Pernet como um dos sócios.

O Cozinha Tapajós foi criado pelo chef Saulo Jennings, reconhecido recentemente pela revista “Prazeres da Mesa” como cozinheiro do ano da região norte do Brasil, parceiro de longa data do Soul Kitchen e dono do restaurante Casa do Saulo. O festival acontece em Alter do Chão e conta com a parceria do Sebrae do Pará, buscando a valorização da culinária tapajônica, melhor aproveitamento dos alimentos locais e o fomento do turismo sustentável na região através da gastronomia, sem se esquecer da população de Tapajós. O evento é de extrema importância, pois proporciona um intercâmbio de saberes entre produtores, cozinheiros e chef locais do Pará e outros estados do Brasil. Nomes importantes da gastronomia como Bel Coelho, Mara Salles, Bela Gil e Helena Rizzo já marcaram presença.

O Jantar Vai Tapajós acontece uma vez por ano, no espaço do Soul Kitchen no bairro Jardins, em São Paulo, com convidados especiais – no ano passado o jantar contou com a presença de Alexandre Mutran, que participou do maior evento de sustentabilidade do Brasil em 2019 contando sobre a iniciativa Verdejando da Rede Globo – para promover um debate sobre a Amazônia, sobre como realizar um turismo sustentável por meio da cultura e gastronomia, como desenvolver negócios de impacto, falar sobre ações positivas que estão sendo realizadas, que tragam benefícios e investimentos para a região ao longo de todo ano. O evento também conta com um jantar exclusivo, com menu tapajônico preparado pelo chef Saulo. Além do Jantar Vai Tapajós, são realizadas três festas durante o ano, para reviver o clima do Réveillon.

Neste ano, devido à pandemia causada pela covid-19, os planos mudaram e algumas indústrias foram muito afetadas, como o turismo e entretenimento, que procuram se reinventar a cada dia. Pensando nisso, surgiu o Todos Por 1, um projeto colaborativo formado pelos organizadores que estão por trás das principais festas de Réveillon do Brasil. Vai Tapajós, de Alter do Chão (PA), Mareh, de Boipeba (BA), AWÊ, de Caraíva (BA), Xama, de Maraú (BA) e Taípe, de Trancoso (BA) se uniram para levantar fundos para as comunidades que dependem do turismo e desses eventos para sobreviver.

Para viabilizar essa ajuda, o coletivo lançou um festival digital que promoveu mais de 20 horas de programação de 3 a 5 de julho, com atrações como Mariana Aydar, DJ Marky, Os Gêmeos, Mafalda (POR), Nepal, Barbara Boing, Gop Tun DJs, Lys Viscardi, entre outros. Com transmissão pela Twitch, os espectadores puderam realizar doações através da plataforma Ingresse, parceira do projeto.

Os organizadores, junto às secretarias locais de Alter do Chão, Caraíva, Boipeba, Maraú e Trancoso, escolheram algumas instituições para receber o valor arrecadado: Alimente Trancoso, Associação dos Catraieiros da Vila de Alter do Chão, Associação das Mulheres de Boipeba, Projeto Ninguém Passa Fome/Aldeias Produtivas Caraíva e Associação dos Proprietários e Parceiros de Algodões (APPA). O projeto ainda está recebendo doações, que podem ser realizadas em https://www.ingresse.com/tdspr1.

Mais de Lifestyle