Top

Cerâmicas, brincos e outros itens feitos de maneira artesanal ganham cada vez mais espaço

Foto: Reprodução/Instagram/@t00dlees

Peças exclusivas e fruto de trabalho manual têm um valor especial, principalmente por ganhar características próprias e um aspecto personalizado que as diferem dos produtos comercializados em grandes lojas. Artigos de decoração, cerâmicas e bijuterias feitos à mão, de maneira artesanal e cuidadosa, têm ganhado as redes sociais e os espaços dentro de casa, integrando o conjunto de utilitários do dia a dia e criando combinações interessantes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Entre os artistas que produzem peças desse tipo está Tilly, catarinense formado em artes visuais pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), que produz cerâmicas artesanais e artísticas feitas de argila, moldadas com expressões variadas ou que remetem a bichos. As xícaras e os bules são o carro-chefe de sua loja, a t00dlees, e podem vir acompanhados de outros acessórios, como pratos, colher, pires, coador e até infusor de chá – tudo com acabamento delicado e colorido, típico das peças comercializadas por ele.

De acordo com Tilly, os jogos de videogame foram uma grande inspiração na criação de suas peças. “Minha ‘classe’ favorita era alquimista. Geralmente, eles poderiam criar uma infinidade de coisas, e uma delas são os Golens”, comentou em um stories do Instagram. Para ele, a ideia de criar seus próprios “humanoides de barro”, como são os Golens, foi um dos principais motivadores ao começar a trabalhar com cerâmica. Além das peças que aparecem no catálogo da loja, é possível customizar sua própria encomenda, acrescentando enfeites e fazendo mudanças. A criatividade é tanta que os itens da loja ganham novas utilidades. As cerâmicas podem ser usadas não somente como utilitários para compor o jogo de mesa do dia a dia, mas também como vasos de plantas e até porta-maquiagem, por exemplo.

Itens cheios de personalidade

As redes sociais do momento, como TikTok e Instagram, têm sido um dos principais espaços de divulgação de pequenos empreendedores, comercializando artigos criativos e diferentes. Um dos artigos mais populares são os brincos com pingentes criativos, como bichinhos feitos de resina, peças de lego, cartas de baralho em miniatura, entre vários outros – um dos vários exemplos de pessoas criando itens de que sentem falta no mercado.

Fabricar produtos

Para quem gosta de trabalhos manuais e artesanatos, vender seus produtos pode ser uma boa maneira de conseguir uma renda extra no fim do mês. Além de todos os procedimentos de abertura de empresa e registro do nome, são necessários poucos passos para colocar um loja no ar, mas muito planejamento e cuidado para que ela se mantenha e gere um bom faturamento.

Mesmo para quem quer começar um novo hobbie, sem necessariamente a intenção de vender, é possível encontrar inspiração em produtos e estilos diferentes, para criar sua própria peça customizada. Após escolher o material, sempre vale a pena fazer uma visita a uma loja de ferramentas próxima para adquirir os itens necessários para a confeccção. Na internet, é possível buscar tutoriais para os mais diferentes tipos de artesanatos – desde manuseio de argila até resina, costura e bordado.

Mais de Lifestyle