Top

“A Arte Salva”: Indicações do mundo das artes por Paula Lima

Paula Lima é colunista de RG e escreve, geralmente, aos sábados (Foto: Lucas Fonseca)

Por Paula Lima

Salve, salve, queridos todos! Estamos juntos nessa verdadeira montanha-russa que é a quarentena. Já são cinco meses de isolamento social, sentimentos diversos e redescobrimento. Cinco meses vivendo esse novo e longo momento.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O velho mundo se fechou e um novo se abriu. Tudo ainda novo, mas somos seres adaptáveis e já estamos encontrando novas possibilidades e novos caminhos.

A nossa grande descoberta coletiva é que a vida é ainda mais surpreendente do que imaginávamos e que é preciso valorizar o que há de bom! Bem ou mal, saímos do automático.

E o que fazer com o presente? Enriquecimento pessoal é o que há de mais valioso. A busca por sairmos melhores do que entramos é válida e pode ser um divisor de águas.

Na coluna desta semana, que já tenho grande apreço do Site RG, vou falar de algo que tem sido extremamente importante para todos nós em quarentena: arte!

A arte tem nos salvado, curado e transformado. Em tempos caóticos as boas reflexões que nos mostram outras perspectivas são urgentes. Quero falar sobre boas e interessantes “distrações” necessárias.

“O Destacamento Blood”, do Spike Lee, chegou há pouco na Netflix (Foto: Divulgação)

Minha indicação certeira é “O Destacamento Blood”, dirigido por Spike Lee e está na Netflix. Um filme político, de ação, que aborda questões sobre ser negro ainda atuais, que escancara o racismo de ontem e hoje. A trama conta a história de quatro veteranos da Guerra do Vietnã que retornam ao país em busca dos restos mortais do seu comandante e de um tesouro que enterraram enquanto serviam lá. A trilha tem o jazz como base. Os atores são espetaculares: Chadwick Boseman (Pantera Negra) , Jonathan Majors (que também está no meu outro destaque “Lovecraft country”), Delroy Lindo e Norman Lewis. Spike Lee é gênio. Imperdível.

“Lovecraft Country” estreou na HBO! Série intrigante que se passa em 1950, tem romance, ação e fotografia linda. A história que inicialmente parece estranha misturando ficção científica em meio a tudo isso, também aborda de forma inusitada as injustiças por conta mais uma vez da cor da pele. A trilha é deliciosamente “black” de ontem e hoje. No elenco, mais uma vez Jonathan Majors (que vem se destacando em várias produções), Jurnee Smollett, Courtney B. Vence, Michael K. Williams e Aunjanue Ellis (atores carimbadíssimos). Envolvente!

“AmarElo” é um dos últimos (e mais aclamados) álbuns do rapper Emicida (Foto: Divulgação)

Sobre música, minha super dica são as lives semanais que acontecem na UBC (União Brasileira dos Compositores), nas quais entrevisto artistas bem originais associados! Expoentes da música como Rael, Larissa Luz, Luedji Luna e artistas renomados como Marina Lima, Margareth Menezes, Chico César e Fafá de Belém marcaram presença. As lives estão salvas no IGTV da UBC (@ubcmusica) e são surpreendentes! Elas acontecem às 5as feiras, às 16h! Próximos entrevistados são Flávio Renegado, Rincon Sapiência e Elba Ramalho. Espero vocês. 

Dica de som de quarentena: “AmarElo” do rapper pensador cheio de groove, assuntos e idéias ultra boas, Emicida! Espero que curtam esses caminhos artísticos apontados.

_____________________________________________________________________

Rihanna foca a sua carreira há mais de 4 anos nas suas marcas Fenty, que acaba de chegar ao Brasil (Foto: Divulgação)

Um breve olhar sobre beleza: a Fenty Beauty by Rihanna super desejada aportou no Brasil. A escalação da seleção para a ação ficou a dever, visto que a marca tem como dona a cantora e ativista Riri que luta bravamente por causas importantes buscando diversidade e pluralidade. Ela colocou no mercado uma make democrática para todas as cores. Não foi o que se viu. Representatividade mais do que nunca importa. 

_____________________________________________________________________

Kamala Harris é candidata a vice-presidência dos Estados Unidos pelos Democratas ao lado de Joe Biden (Foto: Divulgação)

E a candidata à vice já amada Kamala Harris, está sendo “acusada” por políticos e pensadores americanos por não ser negra. Pelo que estou lendo, parece que de cara pelo fato de futuramente ocupar um cargo importantíssimo e estratégico, soa melhor dizer que neste caso,  aquela uma gota de sangue negro de cinco gerações passadas, não serve para essa história.

Pra dar outra luz no assunto, vale lembrar que Barack Obama na época da sua candidatura também sofreu o mesmo ataque. Assim para alguns brancos americanos ultra racistas, Barack foi o primeiro presidente digamos “bronzeado”. E assim seguimos, mas com muita voz! Viva Kamala! 

E esse artigo resume que mais do que nunca queremos originalidade, verdade e atitude! Por mais transformações. Importantíssimo: vamos cuidar das nossas crianças!!!

Este é um lugar de compartilhamento! Mais uma vez digo, tem sido um prazer dividir pensamentos. Até semana que vem! Desejo paz, amor, força, inspiração e saúde pra vocês! Vai passar!

 

Paula Lima é cantora, compositora e apresentadora. Atualmente, está à frente do “Chocolate Quente” na Rádio Eldorado. Também é uma das diretoras Na União Brasileira de Compositores (UBC).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site RG.

Mais de Lifestyle