Top

Paraíso contaminado: petroleiro japonês vaza 1.000 toneladas de petróleo bruto nas águas cristalinas das Ilhas Maurício

Trou d’Eau Douce, Ilhas Maurício – Foto: David Cannon/Getty Images

Ilhas Maurício, uma nação insular do oceano Índico, é conhecida por suas praias, lagoas e recifes. O país é um paraíso, mas foi atingido por um desastre que pode afetar profundamente não apenas suas belezas naturais, águas azul-turquesa e espécies ameaçadas de extinção, mas também o turismo que já está paralisado pela pandemia.

MV Wakashio, um porta-aviões japonês, está purgando as águas cristalinas das Ilhas Maurício com uma “hemorragia” de óleo em recifes de coral e costas exuberantes. O navio encalhou em 25 de julho, mas pouco foi feito para retirá-lo até que começou a “sangrar” óleo.

Os líderes do país estão muito preocupados com o impacto que isso terá sobre a região insular e declararam uma emergência ecológica depois de saber que as rachaduras no navio estão crescendo e temem que o navio possa quebrar ao meio. Isso causaria danos permanentes, pois o navio transportava quase 4.000 toneladas de combustível e cerca de 1.000 toneladas de óleo já foram derramadas no oceano Índico depois que o petroleiro encalhou em um recife de coral.

O primeiro-ministro Pravind Jugnauth disse que seu governo apelou à França por ajuda, dizendo que o vazamento “representa um perigo” para um país de cerca de 1,3 milhão de habitantes que depende fortemente do turismo e foi duramente atingido pelos efeitos da pandemia do coronavírus. Com informações do “Japan Times”.

Mais de Lifestyle