Top

Dia dos Pais: famosos refletem sobre paternidade e mandam mensagem para o futuro dos filhos

Neste domingo (09.12), convidamos alguns amigos para mandar um presente para o futuro de seus filhos (Fotos: Reprodução/Instagram)

Por André Aloi (colaborou João Victor Marques)

Colocar uma criança no mundo é uma ação carregada de responsabilidade. Neste Dia dos Pais, RG foi atrás de alguns amigos para responder a três questões: o que a paternidade mudou na sua vida (e como você se define nessa função em sua vida), qual mensagem ou presente enviaria ao seu filho quando completasse a maioridade e qual legado quer deixar para as próximas gerações. Às respostas!

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Clique no convidado para ir direto para as respostas: Ale D’Agostino,, André Vasco, Augusto Arruda Botelho, Bruno Dias, Bruno Ferrari, Duda Nagle, Erick Jacquin, Érico Brás, Facundo Guerra, Felipe Andreoli, Gregorio Duvivier, Jesus Luz, Jonathan Azevedo, José Loreto, Marcos Veras, Paulo Borges, Projota, Ricardo Pereira, Thammy Miranda, Tomás Bertoni e Yuri Marçal. Senão, scroll!



ALE D’AGOSTINO, bartender
Com a paternidade, D’Agostino percebeu que era uma oportunidade zerar a vida. “Me defino como pai em formação, aprendendo coisas novas e me desenvolvendo. Recomendo”, brinca. Ele achou difícil escolher um único presente para a maioridade do Toni, de 8 anos, então mandou uma mensagem: “que entenda que ele pode ser quem quiser. Espero que ele aprenda a falar alguns ‘nãos’ na vida. Às vezes é libertador.” A lição que ele sempre repete é que estará sempre à sua disposição, para qualquer coisa, mas ele precisa voar por conta própria.

Ale D’Agostino é pai do pequeno Toni, de 8 anos (Foto: Reprodução/Instagram)


ANDRÉ VASCO, apresentador
Há dois meses, a paternidade bateu novamente à porta do apresentador como forma de revitalizar, reenergizar e ressignificar. “Meus filhos me deram amor e energia que precisava para me reconectar comigo e com a vida”, conta, dizendo que filho é como aquele tempero que dá mais vida e sabor ao prato. De presente, pensa em gravar um vídeo apresentando cada conquista para eles. “Vai saber se estarei aqui até lá?”, questiona. Ele também sugere uma foto dos quatro. “Felizes.” De lição, pretende passar a seguinte lição: “O que importa é o amor, a conexão que temos e estabelecemos para com as pessoas. A vida é conexão, estar aberto a aprender, conhecer e trocar. Sempre.”

André Vasco é pai da Maya, de 2 anos e 4 meses, e do Wolf, de 2 meses (Foto: Divulgação)


AUGUSTO ARRUDA BOTELHO
Pai de três, o advogado criminalista sabe que a paternidade mudou tudo nove anos atrás, quando nasceu Téo. “Mais fácil dizer o que não mudou na minha vida”, ri. “Muda tudo: o foco, as prioridades, a rotina.”. Ele diz que se definir como pai é uma tarefa difícil, mas tenta ser um pai companheiro. Um presente para quando todos completarem 18 anos? “Simples: o mundo”, crava, completando que eles devem ter consciência de sua liberdade e também de sua responsabilidade para conhecer o mundo.”. Como advogado e cidadão, sua lição para os filhos é direta: “Solidariedade, respeito e cuidado com o próximo.”

Téo, Iolanda e Santiago – de 9, 4 e 2 anos – são os filhos palmeirenses de Augusto com Ana Claudia Michels (Foto: Reprodução/Instagram)


BRUNO DIAS, empresário
No primeiro ano do Gael, o empresário não viu sua vida mudar. A rotina de workaholic assumido só foi interrompida pela quarentena, quando pôde ficar mais próximo do filho. “Hoje, posso me definir como um pai muito mais presente, desde ensinar ele a dormir sozinho até coisas mais complexas.” Como mensagem para a cápsula do tempo, Dias gostaria que os filhos tivessem orgulho dele e da vida nestes primeiros anos até a maioridade. “A gente tem que ter um equilíbrio pessoal, profissional e familiar. Acho que a lição que eu quero passar para ele é não ser nenhum extremo: não trabalha demais, viver demais a família. Na vida, tudo tem que ter equilíbrio.” Com estes pilares em equilíbrio, espera que mente saudável é a chave de tudo.

Bruno Dias é pai do Gael, de 1 ano, e espera o segundo filho com Natalia Fusco (Fotos: Reprodução/Instagram)


BRUNO FERRARI, ator
Com a paternidade, os hábitos de Ferrari mudaram. Hoje tenta ser mais saudável para poder cuidar de si e do pequeno. “Acordamos e dormimos cedo para aproveitar melhor o dia. Me vejo como um pai presente e amoroso”, analisa. “Faço de tudo para poder ser a melhor versão de mim mesmo para ele.” De presente, gostaria de dar um passaporte para Antonio junto com uma viagem ao mundo. “Nele, estaria escrito: vai viver”. O legado que quer deixar para o filho é que ele seja um homem livre. “Que ele se aceite e aceite o outro sem julgamento. Isso, pra mim, é liberdade”, pontua.

Antônio é o filho de 4 anos de Bruno Ferrari, do relacionamento com Paloma Duarte (Fotos: Reprodução/Instagram)


DUDA NAGLE, ator
O ator passou a entender, depois que a Zoe nasceu, a máxima popular de que você deixa de ser a coisa mais importante da sua vida. “A gente vira aprendiz. Minha meta é ser um pai presente e que respeita bem o espaço da minha filha”, garante. Para ele, ainda é difícil imaginá-la com 18 anos, mas pretende melhorar muito como pai e como ser humano. “Meu bilhete a aconselha a seguir seus sonhos, mas sem deixar de lado seus valores.” A maior lição que quer deixar é a inquietação de sempre buscar conhecimento. “É preciso seguir aprendendo a vida toda e (ir) se aperfeiçoando”, conclui.

Zoe, de quase 2 anos, é filha de Duda Nagle com Sabrina Sato (Fotos: Reprodução/Instagram)


ERICK JACQUIN, chef
O apresentador do “Masterchef” quase se esqueceu de como era ser pai. Seu primogênito Dudu já está com há 23 anos e há 18 meses a família cresceu novamente. “Aproveito, é uma delícia ser pai”, diz ele que a paternidade dá as caras quando amamenta os pequeninos. O presente que gostaria de deixar para os bebês é uma carta de aprovação na melhor faculdade, no curso que escolherem. Ou dar um item muito pessoal, como fez com Dudu. “Dei a ele uma coleção de medalhas de Guerra, que pertenceu a um tio nosso (que participou da Primeira Guerra)”, diz ele que guardava a maleta de couro com as condecorações desde moleque, quando tinha uns 10 ou 12 anos. Para ele, generosidade é a maior qualidade que um homem pode ter, por este motivo é a lição que quer deixar para eles. “Não tenha vergonha de dizer ‘eu errei, me arrependi, desculpa’. E ser generoso. Quando a gente tem, mais a gente deve ajudar.”

No clique, Jacquin ao lado dos filhos Edouard (Dudu), Elise e Antoine (Foto: Divulgação)


ÉRICO BRÁS, ator e apresentador
A paternidade muda tudo, acredita o ator e apresentador. “Política, respeito pelo outro, senso de justiça… Tudo! Ainda mais sendo pai de um ser do sexo feminino… Aí é que muda mesmo”, exclama. “Gosto de me imaginar como o melhor amigo da minha filha. Amigo que vai repreender quando errar, mas que vai estar ali para aconselhar, dar presente, ouvir as inseguranças… Paternidade tem que ser responsável e saudável. É uma troca”. De presente, escolheria a Paz. “Qual pai não quer ter a certeza que o seu filho ou filha está em paz, em segurança”, indaga. O legado que quer passar para a próxima geração é o senso de justiça. “Alguém que batalhou pelo justo, que conquistou seu trabalho e sua família sem precisar passar por cima de ninguém, querendo apenas que o que é seu por direito.”

Érico Brás e a filha Érica, de 17 anos (Fotos: Reprodução/Instagram)


FACUNDO GUERRA, empresário
Empresário da noite busca dividir as funções de pai com outros papéis sociais. “Você não tem mais espaço para o acaso. Tudo tem que ser planejado, muito negociado e discutido”, aponta. O presente de Guerra para a filha tem a ver com o tipo de mundo que a Pina vai herdar. “Estou tentando levar o máximo de natureza possível para que ela possa se sentir acolhida e não castigada”, lamenta. No bilhete, a mensagem: “Desculpa não ter deixado o mundo melhor para você”. De herança, Guerra quer deixar bem claro para ela que qualquer decisão é política. “Precisa ser sempre coerente entre as palavras e ações.”

Facundo Guerra é pai de Pina, de 8 anos (Fotos: Divulgação e Reprodução/Instagram)


FELIPE ANDREOLI, apresentador
Para o apresentador do “Globo Esporte”, ser pai é uma jornada sem volta. “Entre defeitos e qualidades, a mais importante – e a que me define – é que sou um pai muito presente. E tenho orgulho disso.” Andreoli prefere não mandar um presente físico. “Talvez uma coleção virtual, na nuvem, das músicas que amo. Adoraria que ele herdasse isso”, explica, acrescentando o recado: “nunca pense que você sabe tudo ou o suficiente. Sempre temos algo pra descobrir e aprender na vida.” A lição que, segundo ele, todo pai deveria passar para o filho é a que o torna uma pessoa honesta, justa e ética. “Cidadão que a gente espera para que o nosso País evolua e avance de verdade. Que tenha valores de uma pessoa íntegra.”

Rocco, de 3 anos, é filho de Felipe Andreoli com Rafa Brites (Fotos: Divulgação)


GREGORIO DUVIVIER, ator e humorista
Ser pai, para o apresentador do “Greg News”, mudou tudo. Sobretudo os horários. “O tempo, de modo geral, ficou muito mais precioso. Não faço nada que não valha a pena”, diz ele que não sabe muito bem como se define como pai. O presente hipotético de RG, na verdade há existe. “Temos um email para ela em que mandamos tudo o que ela pode curtir receber no futuro. Fotos, vídeos e muitas cartas falando sobre ela mesma. Temos um diário, também, para não esquecermos de nada”, entrega. A mensagem que pretende reforçar é a de coletividade e cuidado. “É o que tenho aprendido com ela. Não se trata de ensinar, mas de não estragar.”

Marieta, de 2 anos, é filha de Gregorio Duvivier com Giovanna Nader (Foto: Reprodução/Instagram)


JESUS LUZ, ator, DJ e modelo
Auto-definido como “paizão”, Luz diz que o fato de ter tido um pai “muito ausente” (já falecido e resolvido com tal questão), não fica de falsa modéstia. “Muitas vezes, não tenho muita paciência. Fico sempre na expectativa de me lapidar para ser o melhor para ela”, garante. Ele também está treinando sua mente para desapegos a fim de sua filha se garantir quando chegar à maioridade, seja com relação à orientação sexal, morar fora do País ou se quiser lutadora de UFC. A mensagem para o presente seria algo que envolvesse energia, amor, luz, prosperidade e força. “A maior lição que gostaria de passar para ela seria de não se deslumbrar e manter a essência. Não se corromper pelo brilho da vida”, diz. Ele quer que ela entenda que, se cair, se levante, volte para a essência da família, com noção de compaixão e humildade.

Jesus Luz é pai da Malena, de 3 anos, com Carol Ramiro (Fotos: Reprodução/Instagram)


JONATHAN AZEVEDO, ator
A noção de pai e de filho muda quando a família aumenta, segundo o ator. Afetou até o jeito de sua relação com Sérgio (seu pai). Agora,  quer aprender. Quer deixar para o Matheus passagens de avião para que ele possa viajar quando completar 18 anos. “Conhecer, não só o Brasil e, sim, o mundo todo – como a África e outros continentes. Deixaria também um recado: para ele desbravar o mundo e respeitar as pessoas. A cultura de cada um é o que faz o enriquecimento do ser humano”, diz ele que junto às passagens deixaria também “um monte” de livros da história do Brasil para ele não ser enganado na escola. O maior patrimônio que quer deixar é o estudo e a fé. “Estudando, aprendi que só eu mesmo poderia me parar, só eu mesmo poderia me destruir e conhecendo a minha história eu teria o fermento e minha fortaleza para alcançar o lugar que eu quisesse estar.” Para Negueba, como também é conhecido, nada vence a fé e a educação.

Jonathan Azevedo ou Negblack, nas redes, é pai do pequeno Matheus, de 10 meses (Fotos: Reprodução/Instagram)


JOSÉ LORETO, ator
Ser pai, segundo o ator, muda o sentido da vida. Ele se define como um pai atento, amoroso e afetuoso. Apegado, mas não protetor ao extremo. “Crio a minha filha para ser forte e encarar o mundo com todos os desafios e defeitos que ele tem”, explica. A amizade que cultiva no dia a dia será seu maior presente para a posteridade. “Através do convívio e do amor que temos um pelo outro. Quero continuar sendo o melhor amigo da minha filha quando ela completar 18 anos”. Como lição, quer fazer de tudo para que ela seja o tipo de pessoa que faça o bem sem olhar a quem. “Saiba que o mundo nos devolve tudo aquilo que plantamos. Que ela continue sendo quem já é, ou seja, repleta de amor”, finaliza.

Bella é filha de José Loreto com a também atriz Débora Nascimento (Foto: Reprodução/Instagram)


MARCOS VERAS, ator
Marinheiro de primeira viagem, Veras já fala sobre reprogramar a vida antes mesmo do nascimento de Davi. “Você passa a ter outras prioridades, outras alegrias. Ser responsável pela criação, educação de uma criança é algo mágico, duro e feliz ao mesmo tempo”, afirma, dizendo que será um pai presente. “Um País mais justo, sem tanta desigualdade social. Na verdade, um mundo com mais Paz entre os povos. Acho que ele ficaria feliz”, diz ele sobre o presente que escolheria para o filho ao completar 18 anos. Honestidade é o legado que seu pai deixou e ele quer levar adiante. “Dormir com cabeça tranquila em saber que você não enganou ninguém. Jamais acreditar na frase de que o mundo é dos espertos.”

Marcos Veras espera o pequeno Davi com a atriz Rosanne Mulholland (Fotos: Reprodução/Instagram)


PAULO BORGES, idealizador do São Paulo Fashion Week (SPFW)
“Verdadeiro sentido do amor, a força e resiliência necessárias para educar. Eu me acho um pai, PAI. Presente, cuidadoso, afetuoso e consciente da minha jornada e responsabilidade”, explica. Se pudesse dar um presente, escolheria: “asas lindas e potentes para que ele possa voar e viver livremente”. Borges deixa de legado a importância do respeito e amor ao próximo.

Paulo Borges é pai do Henrique, de 14 anos – quase 15, como gosta de contar (Fotos: Reprodução/Instagram)


PROJOTA, cantor
“Me vejo aproveitando melhor o meu tempo e vivendo ainda mais intensamente todos os momentos de alegria”, define o cantor sobre seu papel de pai, que quer ainda ser encarado como um grande amigo e porto seguro para a família. De presente para Marieva, vai dar uma música que, inclusive, já está pronta. “Fico imaginando como será quando ela ouvir com a capacidade de entender tudo que escrevi ali. Imaginando, também, como será quando ela se tornar mãe e puder ouvir essa música com uma nova perspectiva”, explica. De lição, quer transmitir a felicidade que mora nas coisas mais simples, como em um sorriso ou num pôr do sol. “A vida é feita de escolhas, e ela deve encontrar o equilíbrio entre a seriedade e leveza de lidar com as decisões. A gente perde tempo demais com coisas que não são tão importantes e eu só descobri isso depois que a conheci.”

Marieva é a primeira filha de Tâmara Contro com Projota (Foto: Reprodução/Instagram)


RICARDO PEREIRA, ator
A paternidade fez o ator português analisar cada uma de suas relações. “Sobre o meu pai, inclusive, sobre a minha mãe. Sobre toda a história de vida que eu tenho com eles e esse novo ser, que já nasce e depende de você.” De presente para os três filhos, gravaria um vídeo contando a vida deles até completar 18 anos. “Gostaria que eles revisitassem esses momentos, entendessem o trajeto bonito até chegarem àquela idade”, comenta, dizendo que vídeo seria acompanhado de um bilhete sintetizando a trajetória: “Daqui para frente, voa. Porque voar significa experimentar, viver, estar aqui nessa vida. E essa vida é bem rápida, então deve ser aproveitada.” Noção de respeito ao próximo é a lição que quer deixar para eles. “É muito bacana quando você tem respeito pelas pessoas que cruzam a sua vida, pelo próximo. Não necessariamente as pessoas que têm intimidade com você, mas todos.”

Vicente (8 anos), Francisca (6) e Julieta (3), filhos do casal Ricardo Pereira e Francisca Pinto (Fotos: Reprodução/Instagram)


THAMMY MIRANDA, ator
O presente que Thammy escolheria para dar ao pequeno Bento, de 7 meses, seria uma foto da família com um recado. “Nunca deixe de acreditar em Deus! A família é a nossa base e onde ele sempre vai encontrar abrigo”, prega. O ator disse que sua vida mudou completamente com o nascimento do pequeno: “tomou novo sentido, quero agora, mais do que nunca, um mundo melhor para que meu filho não tenha que passar por coisas que ainda passamos”. O ator foi alvo de duras críticas por ser garoto-propaganda de uma marca de cosméticos nesta celebração. De herança, Thammy tem algumas lições a passar. “Que ele nunca passe ninguém pra trás para conquistar algo, que ele sempre vença por mérito dele. Tenha sempre amor ao próximo e respeite pai e mãe.”

Thammy Miranda é pai do pequeno Bento, de 7 meses, com Andressa Ferreira (Fotos: Divulgação e Reprodução/Instagram)


TOMÁS BERTONI, músico (Scalene)
Benji chegou tem dois meses e está ajudando o músico a processar a nova função. “Processo de descoberta e ressignificação bem intenso”, comenta. “O momento do mundo potencializa tudo e de formas que a gente não está acostumado.” Ele lembra que quando completou 18 anos, nenhum fato foi tão marcante que queira ressaltar novas responsabilidades. “Vai depender muito da pessoa que ele vai ser e das coisas que ele vai se interessar”, avalia. Habilidade a constante adaptação é o seu maior legado para o pequeno Benjamin. “Vivemos hoje mudanças constantes, empregos sumindo e surgindo, panorama global em constante mutação e a tendência é a velocidade disso ser cada vez maior. Isso requer muita inteligência emocional e resiliência, características que acredito serem muito desenvolvidas dentro da família.”

Tomás Bertoni e Titi Muller são os pais de Benjamin, que chegou tem dois meses (Fotos: Reprodução/Instagram)

YURI MARÇAL, comediante
“Quando o Ícaro nasceu, nem comédia eu fazia ainda. Mas a partir do momento que eu já tinha ele, botei na minha cabeça: não posso dar errado porque, se eu der errado, ferrou para ali também, entendeu?”, lembra o comediante. Sua definição é como um pai que quer fazer parte, mesmo que isso soe clichê. “Tudo, para mim, tem um aprendizado, estudo até nas bobeiras. Mas é divertido. Às vezes é irritante, não vou romantizar tudo da paternidade. Mas me defino como um pai que quer estar, que quer fazer parte.”

De presente, mandaria para uma cápsula do tempo coisas bem bobas, provavelmente pijamas. “Quando a gente vira adulto, a gente não compra mais pijamas. Não sei o que acontece (ou) coisas confortáveis, como pantufas. E eu ia colocar alguns recados. Tipo: Ser adulto não é tão legal, mas é muito bom não ter que ir para a escola. Beba água, é sério. Mais o quê? Ah, e colocaria um bilhete de: você não precisa ter pressa para decidir o que quer fazer da sua vida. Isso é muito importante saber.”

Yuri Marçal com os filhos Ícaro, de 5 anos, e Yuna, de 1 ano (Fotos: Divulgação)

Mais de Lifestyle