Top

4 bairros de SP que mesclam tradição e cultura

Bairro da Liberdade – Foto: Divulgação

A cidade de São Paulo carrega o título de polo econômico do País, mas ela também é rica em outros aspectos – especialmente, em diversidade cultural. Com 466 anos de história, a apelidada “Sampa” recebe até hoje influência dos povos que ajudaram a construir essa potência, assim como daqueles que começaram a chegar há pouco tempo, mas exercem um papel essencial para manter a vida da cidade.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Depois dos negros africanos, responsáveis pela prosperidade das fazendas de café que enriqueceram a cidade, a segunda imigração em massa aconteceu em 1880, quando portugueses, italianos e espanhóis vieram – alguns com a intenção de se aventurar em explorações além das terras do Velho Mundo e outros tantos em busca de oportunidades de trabalho e segurança para suas famílias.

Dessa mesma forma, até hoje, milhares de estrangeiros fazem das terras paulistanas um novo lar. A cidade é atualmente composta por cerca de 70 mil portugueses, 58 mil bolivianos, 33 mil japoneses, 35 mil chineses, 22 mil italianos, entre outras nacionalidades que abrangem principalmente países da América do Sul e da Europa, de acordo com informações da SPTuris.

Toda essa pluralidade é expressa em diferentes bairros da capital, que contam, através da cultura de seus habitantes, a história que a imigração ajudou a escrever. Veja locais de São Paulo que carregam tradição e são verdadeiras atrações para quem quer morar ou visitar a cidade.

Bairro do Bom Retiro

O que um dia foi um local pacato e de muitas chácaras – incluindo a “Chácara do Bom Retiro”, que nomeou o bairro –, atualmente, é muito movimentado e recebe a visita de quem quer ir às compras. As lojas de tecido e roupas dominam a região, principalmente na Rua José Paulino, uma das mais famosas quando o assunto é moda acessível em São Paulo.

Importantes pontos turísticos também estão por lá, como a Pinacoteca do Estado, a Estação da Luz, a Estação Júlio Prestes, a Sala São Paulo, o Parque da Luz e também o Museu da Língua Portuguesa.

Toda a agitação do bairro começou com a chegada dos comerciantes judeus na década de 1920, pois eles foram os protagonistas da valorização da região. Hoje, ainda é comum encontrar pessoas vestidas tipicamente – com roupas formais judias, chapéu e barba comprida – caminhando pelo Bom Retiro.

Bixiga

O Bixiga abriga parte significativa da vida noturna e boêmia de São Paulo. O bairro é conhecido pelos shows, teatros, bares e, em especial, pelas cantinas italianas, que anunciam a história da imigração no local.

Juntamente à comida, os italianos também deixaram a expressão religiosa. O Bixiga é o responsável por abrigar a importante festa de Nossa Senhora Achiropita, que acontece nas ruas desde 1926, no mês de agosto, e é uma das comemorações tradicionais mais relevantes de São Paulo.

Bairro da Liberdade

Este lugar encanta os olhos dos visitantes e paulistanos que desembarcam na estação Japão-Liberdade do metrô, porque parte das fachadas das lojas lembra a arquitetura asiática. Isso sem falar nos marcantes postes de rua em formato de lanternas japonesas e no Tori – portal tradicional japonês – da Rua Galvão Bueno, uma das principais vias do bairro.

Este pedacinho da cidade passou a ser ocupado pelos imigrantes em 1912. A comunidade que chegava ao país desde essa época fez questão de não deixar para trás seus costumes e enriqueceu a região com restaurantes de comida oriental, lojas de produtos importados, locais de expressão religiosa, como o templo budista Busshinji, e comemorações típicas, como o Ano-Novo chinês.

Mooca

Os moradores desta pequena Itália brasileira são apaixonados pelo bairro onde vivem. A região começou a se tornar populosa no começo do século XX, quando se tornou um polo industrial cheio de galpões, na Zona Leste da cidade. Atualmente, a região é majoritariamente residencial. Há uma imensa variedade de casas e apartamentos para alugar na Mooca, ou até mesmo para comprar, que chamam a atenção dos que querem se juntar a essa comunidade que tem até sotaque próprio.

Moderna e sem deixar de ser tradicional, a região tem faculdades e uma grande gama de oportunidades de emprego. Com uma movimentação jovem no bairro, não poderia faltar diversão, que fica por conta de pizzarias, cantinas italianas e bares que agitam a vida noturna.

Na Mooca, também ocorre a Festa de San Gennaro, uma expressão da fé católica no bairro, que conta com missa, procissão e festejo, lotando as ruas do bairro há quase meio século.

Mais de Lifestyle