Top

Influencer Tiago Lopes usa janela de seguidores como espelho da quarentena

Tiago Lopes – Divulgação

Com mais de 100 dias de quarentena, e sem previsão para sair e poder se reconectar ou conhecer novos lugares, o influencer e turismólogo Tiago Lopes criou um projeto [“Janelas de SP”] que possibilita fazer um tour por São Paulo através das janelas de quem está em isolamento social. Nele, Lopes traz takes enviados por seus seguidores em que eles mostram qual é a vista da janela de cada um. No vídeo, viajamos pelas zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e Centro, dando uma espiadinha na janela de diversas pessoas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tiago Lopes – Viagens (@tiaglopes) em

De paisagens lindas, pôr do sol alaranjado e histórias incríveis, a produção foi um sucesso e ganhou comentários pedindo uma versão nacional – já a caminho e prestes a ser publicada. “Foi muito curioso, eu descobri coisas que realmente me marcaram. Por exemplo, um dos seguidores mora há 50 anos no bairro dele e mostrou uma árvore gigante que foi ele que plantou. É lindo isso, ver que o ponto de vista de cada um é diferente demais, tudo da mesma cidade”, diz.

O vídeo traz uma noção de aproximação, mesmo que cada um esteja em lugares diferentes. As janelas provam uma São Paulo versátil, que mistura paisagens de prédios e árvores. “A cidade  [de SP] é muito plural, e essa pluralidade pode ser vista através dessas janelas. Se você parar para pensar, mostrar o que você vê pela janela é quase compartilhar algo íntimo seu, porque é algo que só você vê.”

Sobre o novo projeto, o “Janelas Pelo Brasil”, que acaba de ser divulgado, a ideia era a de expandir esse olhar dos seguidores. ” Meus amigos (seguidores) já me mandaram seus vídeos e estão cobrando para que ele saia antes do esperado. Fico muito feliz que tudo esteja caminhando bem.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tiago Lopes – Viagens (@tiaglopes) em

Lopes contemplou os 26 estados, mais o Distrito Federal. “No total são 73 cidades. É mais de 1% dos lugares do Brasil. Foi um cuidado que eu tomei para que todos se sentissem representados de alguma forma, mesmo sendo apenas um pedacinho do seu estado ou cidade.”

Leia a seguir íntegra da entrevista:

Como surgiu a ideia de fazer o Janelas de São Paulo?

Minha assessoria me deu essa inspiração. E então eu pensei: eu vejo um muro da minha janela, mas eu poderia ter a oportunidade de ver janelas diferentes em todos os lugares de São Paulo. Foi nessa linha que eu comecei a pedir para meus seguidores das redes sociais para que me mandassem vídeos. Os vídeos foram ficando cada vez melhores e eu decidi que seria incrível montar um vídeo com essa trajetória. É como uma viagem pelas janelas de São Paulo, conhecendo cada bairro de uma perspectiva diferente. Foi muito bom poder compartilhar isso com várias pessoas.O resultado foi tão bom que eu já estou me preparando para fazer o projeto Janelas Pelo Brasil.

Qual foi o maior desafio na criação deste projeto?

Manter a privacidade de todos os amigos (como chamo meus seguidores) que enviaram suas janelas e ter o mapeamento correto de São Paulo e seus bairros. Já no caso do Janelas do Brasil, eu estou tomando cuidado em ter vídeos de cada um dos estados brasileiros e o Distrito Federal, com pelo menos uma cidade de cada. Para conseguir isso, eu limitei até dia 15 de julho os recebimentos dos vídeos, mas não precisei prolongar, recebi muitas gravações e de todos os estados.

Como chegou às pessoas?

Eu publiquei nas minhas redes sociais e, como considero eles como amigos, acabo tendo uma interação muito boa. Então, assim que eu pedi, começaram a chegar diversos vídeos em meu email. Quando eu percebia que estava falando de algum lugar, me comunicava com meus amigos (seguidores) desta região pelas redes, e rapidamente fomos conseguindo os bairros e estados.

Para você, qual é a importância deste projeto no momento em que estamos (isolamento social)?

A importância deste projeto é que as pessoas entendam que nossas janelas são como nossos pontos de vista: cada um tem o seu. É uma particularidade sua, quase um pedaço seu. A ideia é mostrar que nós podemos estar juntos, mesmo que diferentes, com respeito. Então, sim, nós podemos ter vistas diferentes, mas moramos todos na mesma cidade ou mesmo País. Devemos sempre conviver em paz. Além disso, teve a ideia de trazer um pouco do “mundo de fora” para dentro de nossas casas.

O que sentiu com o resultado do projeto?

Foi uma surpresa. O Janelas de São Paulo já se tornou meu vídeo de Instagram mais visualizado de todos e isso me deixou muito motivado. As pessoas mostraram que gostaram, o que me deixa muito feliz, porque foi genuíno. Então, eu senti esse amor. Talvez porque algumas das pessoas também tivessem um muro em frente a sua janela e acabaram desenvolvendo este mesmo sentimento bom que eu senti. Foi uma realização pessoal, em poder compartilhar com mais pessoas essa oportunidade.

 O que você vê através de suas janelas?

Na janela do meu apartamento eu vejo um muro. Mas na minha janela, a Janela do Tiago, eu vejo o mundo inteiro. Já vi janelas de São Paulo, agora estou vendo janelas pelo Brasil… A verdade é que as nossas janelas estão nos nossos olhos, no que a gente busca ver, sabe? Não é porque você tem uma árvore na sua frente que você necessariamente está vendo isso. Às vezes, você vai focar sua atenção em um pedaço de papel que está no chão, bem perto das raízes e esquece a copa. Então está dentro de nós a forma com que nós enxergamos através da janela. Eu gosto de ver tudo de forma positiva, porque isso me traz qualidade de vida, bem-estar e felicidade. Eu me sinto bem melhor desta forma e quero passar a vista desta janela para os outros também.

Tiago Lopes – Divulgação

Como uma cara que viaja bastante, como tem se virado para segurar a ansiedade de não estar viajando?

De certa forma, é simples. Eu gosto sempre de trabalhar meu olhar, pensando no próximo, me colocando no lugar dele. Então, eu tinha que estar viajando, mas quando enxergo tudo de uma forma mais macro, a situação que estamos vivendo, como a população está lidando e a importância de se manter isolado, isso se torna mais fácil. A ansiedade não vai me corroer por não viajar se eu olhar por essa “janela”. Pelo contrário, eu irei saber a hora certa de voltar a viajar, de forma segura e que passe segurança para as pessoas que eu irei acabar encontrando nas minhas viagens. Então eu tenho me controlado bem.

O que tem feito em seu tempo livre, além do projeto?

Tenho criado muitos novos projetos! (risos) Também estou me preparando muito para o pós-pandemia, arrumando minha vida mesmo. Pensando se devo ou não mudar de apartamento, tomando coragem para arrumar umas gavetas, curtindo e conversando com pessoas interessantes – mesmo a distância – e, claro, torcendo para que tudo passe logo e a gente possa voltar ao normal.

Com quem tem passado a quarentena? Ou está sozinho?

Hoje eu moro sozinho, mas estou sempre cercado com das pessoas importantes na minha vida, pessoas que amo, família e amigos. No final, não me sinto solitário.

Mais de Lifestyle