Top

Como adotar o estilo boho na decoração

Foto: Divulgação

Com mais tempo em casa, devido ao isolamento social, muitas pessoas passaram a observar mais cada cantinho da casa e pensar em maneiras de repaginar e tornar o ambiente ainda mais aconchegante e agradável.

O estilo boho, que viralizou no universo da moda, se destaca entre os preferidos na hora de decorar o lar. Entretanto, esse estilo envolve muitos elementos, misturas, características e detalhes que podem gerar dúvidas sobre o que orna bem na hora de montar uma composição cheia de personalidade. A linha entre empolgação e exagero pode ser bem tênue.

Se você quer entender mais sobre a tendência, ou gosta de itens com este estilo e quer saber como adotar o boho na sua casa ou estabelecimento, veja dicas de combinações e quais são os artigos indispensáveis na hora de pensar em uma decoração alegre, harmônica e elegante. Veja e se inspire!

O que é o estilo boho?

Sucesso entre os profissionais da área e os apaixonados por decoração, o estilo Bohemian Chic (expressão da língua inglesa), conhecido como Boho Chic e mais popularmente como Boho no Brasil, se refere ao estilo boêmio contemporâneo.

As principais características desse estilo são a mescla de elementos rústicos com diferentes cores, tecidos, texturas, itens decorativos e estampas – tudo de uma vez, com equilíbrio e elegância.

O boho chic tem referências de diferentes origens étnicas, como a cultura oriental, e de grupos sociais, como o movimento hippie e punk, combinadas com os estilos vintage, romântico e country. Essa mistura de elementos possibilita expressar sua personalidade e montar uma decoração de maneira irreverente e única, fugindo do tradicional.

Os acessórios são os grandes aliados para adotar a decoração boho. Apostar em almofadas, tapetes, roupas de cama, velas, baús, cômodas, poltronas, luminárias, entre outros, facilita na hora de criar um ambiente versátil, bonito e inusitado, com toques personalizados.

No boho, é importante saber harmonizar as escolhas para que não hajam excessos que pesam o ambiente. Para isso, contar com um profissional formado em Arquitetura EAD ou presencial ajuda na hora de escolher e misturar as peças na decoração.

Cores

Sem muitas regras, o boho pode ser neutro, colorido, ou uma mescla de ambos. No entanto, é necessário ressaltar, antes de quaisquer escolhas, que as cores são muito importantes para este estilo. A base da decoração costuma ser de tons neutros, com acessórios de tons mais vívidos.

Geralmente, são combinadas três a quatro cores de forma natural. Dentre as mais populares estão marrom, bege, laranja, preto, verde-oliva e tons de roxo e dourado. Paletas de cores da mesma família também estão em alta.

Foto: Divulgação

Móveis

O estilo boho permite mesclar móveis clássicos, rústicos e modernos de modo equilibrado. Puffs e sofás mais despojados de diferentes cores, tamanhos e estampas ajudam o ambiente a tomar forma. Em seguida, racks, estantes e cadeiras dão um toque a mais ao boho, trazendo o rústico de forma natural. Móveis estilo retrô e revitalizados também são ótimas opções.

Foto: Divulgação

Tecidos

O mix de texturas, tecidos e estampas traz vida, personalidade e descontração ao boho chic. Neste caso, a dica é usar, por exemplo, tapetes, mantas e almofadas de veludo, couro, palha e lã, para incrementar a decoração sem se preocupar em errar. O uso de várias estampas também está liberado.

Foto: Divulgação

Acessórios

Se você ama artesanato, mas não sabe como inserir na decoração, chegou o seu momento! Trabalhos manuais e rústicos, pedrarias, acessórios com estampas étnicas e itens esotéricos podem ser combinados livremente para trazer criatividade ao ambiente. Atente-se apenas às cores para não sobrecarregar demais.

Foto: Divulgação

Plantas

Para o estilo boho, o cultivo de plantas naturais funciona bem, pois remete à paz, leveza e tranquilidade que a pegada hippie traz. A dica é combinar diferentes tamanhos e espécies, investir em vasos de barro, cachepots e cestos. Os baús também estão em alta.

Mais de Lifestyle