Top

Viagem gastronômica exótica: 4 pratos típicos da Tailândia

Foto: Divulgação

Entrar em contato com a culinária de um país ou região pode ser uma experiência impressionante, além de ser uma das melhores formas de entender a cultura e os costumes locais e também a história e a relação com outras nações. Para quem não pode viajar, essa é uma maneira de se conectar com diferentes lugares, por mais distantes que eles sejam, sem precisar sair de casa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para quem gosta de provar comidas completamente diferentes do que é normalmente consumido no Brasil, os pratos típicos da Tailândia podem ser uma bom lugar para começar. A culinária do local é conhecida pela sua variedade de temperos e ingredientes, com opções que podem agradar a maioria dos paladares. Com um grande uso de frutos do mar e molhos temperados, a comida tailandesa tem sabor forte e interessante.

Considerada uma das culinárias mais ricas do Oriente, sua base é composta por peixes e outros frutos do mar, massas, frutas e diversos tipos de temperos. Para que o sabor forte aconteça sem que a comida fique salgada, os pratos são preparados com cuidado para alcançar o equilíbrio entre sal, doce, ácido e picante, o que resulta em muitos pratos com sabor agridoce. Os condimentos e temperos têm um expressivo papel nessa questão, e os molhos são uma parte importante da culinária como um todo. O preparo desses pratos pode ser complexo para quem não tem experiência – por sorte, eles são facilmente encontrados em restaurantes especializados nesse tipo de gastronomia. Confira quatro pratos típicos da Tailândia para experimentar.

Pad Thai

O Pad Thai é a típica comida popular tailandesa, sendo encontrada tanto em barraquinhas de rua, quanto em restaurantes locais. O preparo, assim como os ingredientes, pode variar, mas sua base consiste em um macarrão de arroz frito, acompanhado de algum tipo de carne ou tofu, camarões e alguns vegetais, como broto de feijão e cenoura. Molho de peixe, tamarindo ou outra versão picante costumam ser os escolhidos para dar ainda mais sabor ao prato.

Goong Chae Nam Pla

Espécie de salada tailandesa, o Goong Chae Nam Pla é composto por camarões frescos crus, embebidos em um molho de peixe fermentado, acompanhado de dentes de alho, pimentão e repolho fatiado. Para finalizar, é acrescentado mais um molho picante. O preparo da receita é rápido – um dos motivos pelos quais ela é tão popular.

Tom Yam Pla Chawn

Entre as várias sopas quentes típicas da culinária local, a Tom Yam Pla Chawn, de sabor levemente azedo, é especialmente popular no país. Seu preparo leva camarão ou porco e uma pasta-base, feita de água, ervas e carne. Para temperar, são acrescentados pimentões tailandeses, cogumelos, folhas de coentro e de limoeiro, tomate, cebola branca doce, suco de limão, açúcar e molho de peixe. Existem várias versões do prato, com diferentes ingredientes, que são mais populares de acordo com a região.

Khao Niaow Ma Muang

Na hora da sobremesa, uma dos pratos mais amados é o conhecido arroz doce de manga. O prato é servido com a metade de uma manga madura acompanhada de arroz glutinoso preparado no leite de coco, resultando em um doce que combina muito bem com a fruta. Para finalizar, ele é decorado com algumas sementes de gergelim. Apesar de simples, a sobremesa é refrescante e muito apreciada.

Mais de Lifestyle