Top

Dia da Pizza: sommelier indica vinhos para combinar com determinados recheios; escolha o seu

Foto meramente ilustrativa: Getty Images

Dia de pizza pode ser todo domingo ou qualquer fim de semana. Mas a data oficial do Dia da Pizza é comemorado no calendário nesta sexta-feira(10.07). A dobradinha com vinho é apreciada por muitos paladares, ficando atrás apenas das degustações da aromática bebida com os queijos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Você sabe combinar os diferentes tipos de uva com os recheios tão tradicionais das pizzas brasileiras a fim de ter uma experiência ainda mais especial? A sommelière Jessica Marinzeck, da plataforma Evino, compartilha cinco harmonizações sem erro. Ela também aponta três opções de vinhos coringas para você aproveitar este Dia da Pizza sem erro:

CALABRESA OU PEPPERONI
O sabor acentuado da calabresa e o sua oleosidade predominam. Para Jessica, uma harmonização por similaridade é o mais indicado, apostando em um vinho que ressalte as características e os sabores dos embutidos, como um Carménère chileno. A sugestão é o Parras del 43 Carménère Central Valley D.O. 2019, com notas de frutas vermelhas, especiarias e ervas mais sequinhas, e paladar estruturado.

FRANGO COM CATUPIRY
Pela leveza do queijo tipo catupiry e o frango, ela sugere uma harmonização por semelhança. “Um vinho branco mais levinho é o par ideal desta pizza”, explica Jessica. O Le Star Chardonnay é a combinação certeira, trazendo notas de frutas cítricas e tropicais e um sabor refrescante, também com notas cítricas e florais.

MARGUERITA
Clássico das pizzas tem que harmonizar com um clássico dos vinhos, como o Chianti, famoso tinto italiano produzido na região da Toscana. O Castellani Chianti DOCG 2018, rico em frutas maduras e ótima acidez, é um ótimo companheiro para as massas com molho vermelho em geral e a melhor opção para uma Marguerita.

QUATRO QUEIJOS
Gorgonzola e provolone têm sabor mais potente. “Não abriria mão de um vinho branco e fresco para equilibrar. Mas com certo corpo para fazer frente aos queijos”, comenta. Boa pedida: brancos passados em barrica como o Feudi di San Gregorio Pietracalda Fiano di Avellino DOCG 2018, saboroso, fresco e complexo – com notas minerais

BRIGADEIRO
“Chocolate, em geral, não é o elemento mais fácil de harmonizar. Normalmente, associamos o doce a vinhos fortificados, que não cairiam bem com uma pizza”, diz ela, que indica um tinto com pouco mais de açúcar residual, como o Portada Reserva. Aromas vibrantes de cerejas, morango e notas de pimenta preta e paladar aveludado e elegante, de taninos macios e final persistente.


CORINGAS
“Tempranillo, em geral, pode ser considerada uma uva bastante coringa para harmonização”, afirma Jessica. O Anciano Gran Reserva 10 years Valdepenas DOP 2007, apesar de mais complexo, não apresenta taninos muito duros ou marcados e por isso pode harmonizar com pizzas de diversos sabores.

Outro coringa é o Ziobaffa Tinto, um dos mais vendidos da plataforma. “O blend de Sangiovese e Syrah aporta frescor da primeira uva e corpo da segunda, servindo como combinação chave para uma harmonização com massas em geral”, pontua. Por último, indica o Domaine de la Motte Pinot Noir, que combina com pizzas de quatro queijos, milho com catupiry ou shimeji devido à acidez que limpa o paladar e traz frescor (corpo médio e taninos com textura suave).

Mais de Lifestyle