Top

Flores e plantas na decoração: saiba como cuidar corretamente no inverno

Foto: Divulgação

Manter plantas em casa é uma excelente maneira de deixar o ambiente mais aconchegante, decorado e colorido, além de melhorar a qualidade do ar. Durante este período de isolamento social, muitas pessoas têm aproveitado para driblar a rotina de trabalho, estudos e tarefas domésticas para se distrair, e passaram a explorar novas atividades e hobbies, como o cultivo de algumas espécies de plantas e flores, para relaxar, preservar a saúde mental e passar o tempo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Seja iniciante ou já adepto aos processos de cuidados com as plantas ornamentais, a chegada do inverno, muitas vezes, pode representar uma preocupação. Isso porque, durante a estação mais gelada do ano, que começou no último dia 20 e vai até o dia 22 de setembro, é necessário se atentar a alguns detalhes e entender as necessidades de cada espécie.

Entretanto, a estação também proporciona paisagens, vasos, minijardins e hortas saudáveis, coloridas e bonitas – basta escolher as espécies que se adaptam melhor a baixas temperaturas e ambientes internos. Optar por plantinhas que não necessitam de muita luz solar ou regas frequentes para sobreviver e prestar atenção aos cuidados com o solo são algumas recomendações.

Vale ressaltar que, especialmente durante os dias mais gélidos, é importante acompanhar o desenvolvimento das plantas e flores, checar a umidade da terra e observar os aspectos e as reações, como mudanças na coloração das folhagens. Assim, é possível perceber se estão se adaptando bem ao local e a frequência ideal de regas, tornando a manutenção mais segura e fácil.

Conheça as espécies que você encontra facilmente em uma floricultura online ou física  que sobrevivem dentro de casa, com sombra ou meia-sombra, e florescem mesmo em dias frios.

  1. Orquídeas

Cuidar de orquídeas é relativamente simples. Basta adubá-las mensalmente com a substância própria para sua espécie, não deixá-las expostas diretamente ao sol e, durante o inverno, sua terra deve ser regada quinzenalmente, até encharcar e escorrer.

 

  1. Lírio-da-paz

Além de se adaptar facilmente à sombra, as regas ao lírio-da-paz são feitas de tempos em tempos, verificando o nível de umidade da terra.

 

  1. Marantas

As marantas devem ser regadas em dias intercalados com pouca água e o ideal é que a exposição aos raios solares seja feita somente pela parte da manhã, enquanto não estão tão fortes.

 

  1. Tulipa

É uma ótima opção para o paisagismo de ambientes internos, pois se dá bem em lugares com sombra, e o segredo para cultivá-las é colocar todos os dias uma ou duas pedras de gelo em sua terra.

 

  1. Jasmim-de-inverno

Conhecido pelos seus belíssimos tons vermelhos, este tipo de trepadeira se desenvolve rapidamente e é resistente ao inverno. A rega é feita de três a quatro vezes por semana diretamente no solo e a poda deve ser realizada periodicamente.

 

  1. Cravo

Por ser uma espécie naturalmente encontrada em lugares frios, o cravo também atinge o auge do seu crescimento no inverno. Por isso, não precisa da incidência direta da luz do sol. Sua terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada.

 

  1. Camélia

A camélia floresce em todas as estações, em todos os meses do ano, mas é no inverno que sua beleza se destaca: ela nasce com duas cores, ficando ainda mais bonita. Deve estar sempre próxima a janelas para receber raios solares de forma indireta e a rega pode ser feita duas vezes por semana.

 

  1. Gardênia

À primeira vista, a gardênia pode parecer uma planta frágil, mas resiste muito bem ao inverno se posicionada em lugares com meia-luz. A rega ideal é de três a quatro vezes por semana. Também é importante observar a tonalidade das suas folhas: o verde-escuro significa que estão saudáveis.

Mais de Lifestyle