Top

3 dicas para não errar na hora de contratar um plano de internet para casa

Foto: Divulgação

Com a pandemia causada pelo Covid-19 o número de pessoas que estão em casa cresceu muito nos últimos meses. De acordo com levantamento recente da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, 6 em cada 10 brasileiros estão trabalhando de casa e 41,6% estão usando novas ferramentas de produtividade para chamadas de videoconferência e outras ferramentas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Além disso, com as escolas fechadas, as crianças também estão em isolamento social, realizando aulas online e utilizando a internet para entretenimento — o que também impacta diretamente no consumo de internet fixa.

Segundo levantamento recente do site Portal de Planos – plataforma que reúne em um único lugar todos os planos de internet, celular, TV e telefone – no mês de abril a busca por internet fixa no Brasil teve um aumento de 16,97% em relação ao mês anterior (março).

Para Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos, o  isolamento social mostrou a todos o quanto é importante ter em casa um serviço de internet de qualidade. “Notamos que muitas pessoas que não tinham banda larga buscaram por esse serviço e, por isso, tivemos um pico de pesquisas no primeiro mês de isolamento, em março. Também percebemos um crescimento na procura por melhorias nos planos atuais nos últimos meses”, comenta.

Mas afinal, como escolher o plano de internet banda larga? Kaminski explica que o primeiro passo é avaliar quais são as reais necessidades do usuário. O especialista separou algumas dicas para ajudar os consumidores na escolha do plano ideal. Confira abaixo!

 

Avalie quantas pessoas utilizarão a mesma conexão

Quando contratamos um plano de internet fixa e dividimos com mais pessoas – utilizando mais de um aparelho conectado ao mesmo tempo – a velocidade de Banda Larga também será dividida entre os usuários. Por exemplo, se uma família com 4 pessoas tiver uma Internet 100 mega, e todas as pessoas se conectem ao mesmo tempo, cada usuário receberá uma Internet de 25 mega em seu dispositivo. “Para quem gosta de acessar o Youtube, baixar músicas, ouvir rádio online, enviar e receber fotos e vídeos em redes sociais, a velocidade de internet ideal é de 5 mega à 30 mega. Mas vale sempre lembrar da quantidade de usuários”, comenta.

 

Tenha em mente o uso que fará com a sua internet fixa

Ainda de acordo com o especialista, não é preciso investir em uma internet com muita velocidade para fazer coisas simples, como acessar o e-mail e redes sociais. Nesses casos, uma Internet de 100 mega seria desnecessário e um plano de 5 mega poderia atender perfeitamente. Já para usuários mais ativos, que estão utilizando plataformas de videoconferência, arquivos e documentos na nuvem, além de realizar downloads de vídeos em HD, assistir Netflix e jogar online, a velocidade para se ter um serviço com alta qualidade e sem travamentos de internet é 50 mega para cima. Por isso, antes de selecionar o plano, é preciso avaliar o seu uso e não apenas o valor final da conta.

 

Use a tecnologia para comparar planos e saber a velocidade da sua internet

Outra dica na hora de comparar e achar a internet ideal é apostar na tecnologia. O site Portal de Planos, por exemplo, disponibiliza uma ferramenta que mapeia e compara todos os planos disponíveis no mercado — tanto de internet fixa quanto de celular. Basta inserir o CEP da residência para encontrar quais são os pacotes disponíveis na região, bem como valores, velocidades e ter acesso a promoções.

No site, também é possível realizar um teste de velocidade da internet por meio de um medidor virtual, que ajuda a descobrir quantos mega de conexão estão chegando para o usuário. Além disso, estão disponíveis mais de 300 conteúdos gratuitos em texto e vídeos, possibilitando que o consumidor tire todas as dúvidas antes de adquirir os serviços de telecomunicações.

Mais de Lifestyle