Top

Decoração: dicas para deixar sua casa mais quentinha no inverno

Foto: Pixabay

O inverno chegou oficialmente no último sábado (20.06), e, nesta semana, as temperaturas caíram em algumas das regiões do País.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mas existem formas de deixar a casa mais quentinha, principalmente agora, quando estamos em isolamento social e passamos muito mais tempo dentro de casa.

As arquitetas Stephanie Toloi e Rochele Hazan dão dicas de decoração para deixar o ambiente ainda mais aconchegante nesta estação do ano.

O piso já é algo que faz toda a diferença na temperatura do espaço. Os de madeira, por exemplo, são quentes e por si só já oferecem conforto. “Pisos como os de porcelanato e azulejos são considerados frios, e, para eles, é indicado o uso de tapete durante o inverno para diminuir o desconforto”, explica Stephanie.

Para o inverno, nada melhor do que deixar o ambiente bem agradável. Aposte em cores quentes e acolhedoras, como laranja e vermelho. “Mas use também tons pastéis, que ajudam a não deixar o cômodo muito carregado”, afirma Rochele.

Foto: Ser Arq+Design

Na hora de escolher as cortinas, o linho é ideal, por ser um tecido mais encorpado para aquecer a casa. “Mas é preciso ter cuidado para que o volume do tecido não deixe o ambiente carregado, principalmente se for um cômodo pequeno. Em relação à cor, não precisa ser necessariamente um tom escuro, pois esse tecido já cumpre o papel de esquentar o ambiente”, explica Stephanie.  

Foto: Ser Arq+Design

O tapete funciona bem em praticamente todos os ambientes, mas é preciso atentar-se ao tipo ideal para cada local. “Nos quartos, por exemplo, recomendamos os com pelos mais altos e macios, que oferecem conforto maior ao pisar descalço. Nas salas e ambientes em que temos mais circulação de pessoas, indicamos tapetes com pelos baixos ou até mesmo os de fibra sintética, que são de manutenção e limpeza mais fácil”, conta Rochele. É importante lembrar que os tapetes de fibras sintéticas podem ser lavados com água e sabão, e são excelentes opções para alérgicos.

Mais de Lifestyle