Top

Selva urbana: saiba como se tornar um “plant influencers” ou o famoso “pai de planta”

Aqui você vai encontrar dicas para se tornar o temido”pai de planta” (Imagem meramente ilustrativa: Getty Images)

Por Gabriel Carvalho*

Durante a pandemia, muitos apartamentos têm virado verdadeiras selvas urbanas (do inglês Urban Jungle). Já aderiu a esse movimento?

Querendo ou não, nossa casa é o lugar que mais passamos tempo até agora nesse confuso ano de 2020. Nosso apartamento (ou casa), acabou virando não só nosso lar, mas como também ambiente de lazer (mesmo que reduzido a poucas atividades) e trabalho. Já que a pandemia nos fez ficar em casa (quem tem esse privilégio), que tal trazermos mais verde e mais vida para nosso ambiente?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Antes da pandemia, o cultivo de plantas vivia um boom entre moradores de grandes centros urbanos, num fenômeno que até recebeu o nome de ‘urban jungle’. O mesmo cenário também fez surgir a figura dos plant influencers, como são conhecidos os entusiastas dessa tendência nas redes sociais. Prefiro me auto-denominar ‘pai de planta’ mesmo (risos).

As desculpas para não se ter plantas em casa eram as mais diversas: casas com pouco espaço, ambientes sem iluminação direta e, claro, um mantra de “ah não levo jeito pra isso” formavam motivos que impediam moradores de grandes centros urbanos de cultivar uma pequena selva em suas casas.

O que queremos (com esse texto) é mostrar que tudo isso ficou para trás e é nítida a procura por plantas para apartamentos nessa quarentena, sobretudo entre os homens. Aliadas na decoração, plantas dão um “up” no astral da casa. Seja em cima da mesa, varanda ou cantinho, o verde pode tomar conta do seu lar, dando mais vida e cor à casa. Inspire-se:

Uma dica importante, logo de cara, é que nenhuma planta gosta de escuridão. Então, esqueça cantinhos como embaixo de escada, fundo da garagem ou lugares com zero luz. Aviso: esses lugares não são aconselháveis.

Para começar, você pode colocar os vasos de planta em um canto que bata iluminação (Foto: Getty Images)

Outra dica legal, na minha pesquisa sobre plantas, é agrupá-las em casa. Escolha um lugar iluminado e crie um cantinho verde. As plantas juntas criam um ambiente de umidade que beneficia todas que estão ao redor. Abaixo, coloco alguns tipos de plantas que são super fáceis de cuidar e ideais para começar sua experiência com plantas em casa. Clique na seta!

 

E nunca se esqueça: tá na dúvida se está na hora de regar sua planta? Basta pôr o dedo na terra para ver se está úmida ou seca. Dica simples e eficiente. Que você comece sua floresta urbana (assim como eu). 😉

(Foto: Getty Images)


*Gabriel Carvalho é nascido e criado no Rio de Janeiro, um carioca nato. Com passagens por grandes marcas de moda e gastronomia, atualmente trabalha no mercado de entretenimento e é Diretor da Mangueira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site RG.

Mais de Lifestyle