Top

5 dicas de como ajudar no mês do refugiado

Foto: Pixabay

No mundo, há mais de 25,9 milhões de refugiados e 3,5 milhões de pessoas solicitantes de refúgio. A cada minuto, 25 pessoas são deslocadas à força em decorrência de conflitos ou perseguições (ONU, 2019). Durante a pandemia mundial, alguns países ainda limitaram o acesso de refugiados e intensificaram as políticas restritivas de imigração.

Neste dia 20 de junho é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. Em prol da data, o Abraço Cultural, ONG e escola de idiomas com professores refugiados e migrantes, traz algumas dicas para apoiar e refletir sobre a causa neste momento, mesmo sem sair de casa. Confira abaixo:

1- Aproveite a gastronomia de refugiados e migrantes

Arepas colombianas, falafel e pastas sírias, salgados venezuelanos. A plataforma #AbraceDaí reúne empreendedores que adaptaram suas produções culinárias para vendas online, e alguns também estão disponíveis em aplicativos de delivery. Não encontrou opções na sua cidade? Peça para um empreendedor refugiado preencher o formulário e seu trabalho será incluído na plataforma.

2 – Aprenda um novo idioma com professores de culturas não hegemônicas

Aprender um novo idioma é sempre enriquecedor, principalmente quando te coloca em contato com diferentes culturas e perspectivas. Em meio à pandemia, o Abraço Cultural adaptou suas aulas presenciais ao espaço digital, garantindo que pessoas de todos os estados do Brasil possam aprender Inglês, Francês, Espanhol e Árabe com professores refugiados e migrantes. As inscrições para os cursos intensivos de 5 semanas já estão abertas no site.

Foto: Pixabay

3 – Celebre a diversidade cultural sem aglomerações 

O Abraço Cultural RJ com outros parceiros realizam anualmente o Rio Refugia, o maior evento em comemoração à data do Dia Mundial do Refugiado. Neste ano, a edição será online e, além do incentivo ao consumo de comidas e produtos de empreendedores em situação de refúgio, serão realizados webinários sobre refúgio, aula ao vivo de ritmo latino e vídeos culturais exclusivos. Veja a programação completa no site.

4 – Se informe sobre a causa do refúgio 

No Dia Mundial do Refugiado, o Instituto Adus irá promover uma live repleta de informações e música, com a participação dos jornalistas Antônio Prata e Patrícia Campos Mello e da cantora Maria Rita. Aproveite e garanta os seus ingressos!

5 – Se coloque no lugar do outro. Como você sairia de situações complicadas?

O Refúgio 343 é uma organização humanitária dedicada à resgatar famílias venezuelanas refugiadas no Brasil. No mês do refugiado, a instituição lançou uma iniciativa de reflexão sobre a causa e como podemos contribuir com pequenas e valiosas ações. Acesse o link e faça o Teste de Resiliência para saber mais.

Mais de Lifestyle