Top

Le Cordon Bleu está em busca de aspirantes a chef para estudar em Paris

Aulas acontecerão na sede da escola, na França (Foto: Divulgação)

A Le Cordon Bleu completa 125 anos em 2020. Para celebrar a data, a renomada escola de artes culinárias e gestão de hospitalidade promove pela primeira vez um concurso gastronômico internacional, que vai premiar um ex-aluno da instituição e um aspirante a chef interessado em cursar o emblemático Grand Diplôme, conferido pela escola.

As duas categorias de público que podem se candidatar, são: “Talentos do futuro” (maiores de 18 anos, buscando carreira em hospitalidade) ou “Troféu de Excelência de ex-alunos”, direcionado para pessoas que tenham se formado tanto em Cozinha quanto Confeitaria, em qualquer uma das 35 escolas em 20 países onde o Le Cordon Bleu está presente (no Brasil, há unidades no Rio e em São Paulo).

Haverá um processo seletivo regional, por meio de vídeos. A grande final será composta por 16 competidores (8 de cozinha, 8 de confeitaria) que serão levados com tudo pago a Paris em 15 de outubro. A pandemia do Covid-19 alterou o cronograma da competição, fazendo com que as participações sejam estendidas até 30 de junho.

O processo seletivo e semifinais serão realizadas online, enquanto a grande final será presencial em Paris, em outubro. A mudança garante a segurança e saúde dos candidatos, além de proporcionar uma etapa ainda mais desafiadora e atual para os participantes, que terão que garantir um desempenho profissional na cozinha de casa e registrar tudo em vídeo.


COMO PARTICIPAR?
Candidatos devem se inscrever online pelo cordonbleu.edu/125anniversary, preencher o formulário que funciona como primeira etapa da seleção. Os candidatos aprovados serão anunciados em 9 de julho e terão duas semanas para se preparar para a etapa seguinte.

De 24 a 25 de julho, acontecem as rodadas as regionais com prova prática gravada em vídeo que vai escolher um representante local para disputar a grande final. Em 29 de julho, serão revelados os finalistas que serão levados com tudo pago a Paris. E a grande final vai acontecer em 15 de outubro, quando cozinheiros de todos os continentes se reúnem para disputar o título de campeões do concurso.

PRÊMIOS
O primeiro lugar em “Talentos do futuro” ganha a certificação mais emblemática da marca, Grand Diplôme, que engloba os módulos básico, intermediário e avançado tanto de Cozinha quanto de Confeitaria. O segundo e terceiro lugares ganham uma bolsa referente ao Certificado de Culinária Básica e o Certificado de Pâtisserie Básica, respectivamente. Já o Troféu de Excelência será destinado a ex-alunos.

Mais de Lifestyle