Top

Conheça quatro plantas não tóxicas para os bichos de estimação – e quais evitar

Foto: Divulgação

Vasos de plantas e arranjos de flores são ótimas opções de decoração para quem quer deixar a casa mais viva e colorida. Com tantos tipos de folhagens, que se adaptam bem a diferentes ambientes, escolher a planta ideal pode ser um processo demorado. Para quem tem animais de estimação, outro ponto deve ser levado em conta: a segurança dos pets.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

É normal que o bichinho – seja gato, cachorro ou outro –, eventualmente, brinque ou até mastigue uma folha de alguma das plantas do ambiente. Por isso, escolher a espécie com cuidado é essencial para evitar uma possível intoxicação no animal. É possível encontrar vários tipos de plantas não tóxicas em floriculturas e sites especializados, ideais para enfeitar o ambiente e ainda deixar o pet seguro. Confira algumas das opções.

Girassol

O girassol é uma planta anual, conhecida por voltar sua flor sempre em direção ao Sol. Ela se desenvolve bem em locais ensolarados, sendo necessário cuidado para que ela não fique na sombra ou debaixo da chuva por um longo período de tempo. É preciso ter cuidado quanto ao tamanho da planta em relação ao vaso, para que ela possa ter espaço suficiente para crescer.

Peperômia

Cultivada em vasos ou como planta pendente, dependendo do tipo, a peperômia é bela e pode ser cultivada sem preocupações. Ela cresce bem em ambientes internos, mas necessita de luz, ainda que indireta ou difusa. Precisa de água pelo menos uma vez por semana, além de adubação semestral.

Orquídeas

As orquídeas são famosas pela sua variedade de formatos, tamanhos e cores. Elas exigem certo cuidado no cultivo, adaptando-se melhor a espaços arejados e com boa iluminação indireta, já que o contato direto com o Sol pode queimar suas folhas. A quantidade de rega precisa ser moderada, sendo também necessário adubar a planta periodicamente.

Echeveria

Para quem gosta de plantas fáceis de cuidar, suculentas são uma ótima opção. Suas folhas formam uma roseta de cor verde, que pode ficar maravilhada ou alaranjada nas pontas. Elas não exigem regas frequentes, além de serem ideais para decorar espaços pequenos e iluminados, como sacada, varanda ou parapeito de janelas.

Plantas para evitar

Infelizmente, nem todos os tipos de plantas são seguros para dividir espaço com os animais de estimação. Algumas espécies populares entre amantes de verde, inclusive aquelas muito recomendadas para quem mora em ambientes com pouca luz, como apartamentos, podem ser uma péssima opção para quem tem bichinhos em casa, causando problemas sérios, caso sejam ingeridas. Confira algumas das plantas que devem ser evitadas.

Espada-de-são-jorge

Planta muito popular para espaços internos, como quarto e sala, a espada-de-são-jorge exige poucos cuidados, sendo uma das opções mais procuradas para ornamentação. Ela é considerada uma das plantas com menor grau de toxicidade, causando salivação intensa e irritação da mucosa, o que gera dificuldade de respiração e movimentação, caso ingerida.

Dama-da-noite

Famosa principalmente por sua cor branca e pelo aroma de suas flores, a dama-da-noite deve ser evitada por quem tem animais de estimação em casa. Suas partes tóxicas são os frutos imaturos e suas folhas, que, se ingeridos, podem causar náuseas, vômito e até alucinações.

Comigo-ninguém-pode

Outra opção muito procurada para ambientes internos, essa planta tem o centro mais claro e o restante de sua folha é verde-escuro. Apesar de bonita, todas as partes da planta são consideradas tóxicas, o que aumenta ainda mais o risco de intoxicação. Sua seiva provoca irritação nas mucosas, o que dificulta a respiração. A ingestão ou o contato com outras partes da planta pode causar vômito, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

Caso seu animal tenha contato com alguma planta tóxica, é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário – se possível, com uma amostra da planta. Não é recomendado provocar vômito ou oferecer algo para o animal comer ou beber. O socorro deve ser feito rapidamente, para diminuir as chances de o bichinho absorver uma grande quantidade da toxina.

Mais de Lifestyle