Top

Conheça o primeiro vinho branco feito com uva Malbec

German Di Cesare – Foto: Divulgação

A Trivento Bodegas y Vinedos traz ao mercado um projeto ousado e inédito – o primeiro White Malbec feito com a uva Malbec, e que propõe, de forma inovadora, uma nova experiência com a mais emblemática cepa argentina.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O desafio da nossa equipe de vinificação era elaborar um vinho branco atraente e frutado, feito de uma variedade vermelha, um blanc de noir”, diz o enólogo German di Cesare.

White Malbec

O caráter raro e inusitado de White Malbec já se revela desde a colheita: nos primeiros dias de fevereiro, Di Cesare acorda cedo para colher manualmente as uvas da cepa Malbec provenientes dos Vales de Luján de Cuyo e Vale de Uco.

As uvas são colhidas precocemente – para manter sua acidez natural –  e com as mãos, para mantê-las inteiras, antes de serem levemente prensadas, e fermentadas sem maceração, separando-se a casca do mosto, no que resulta em levíssima coloração.

Maturação

Depois de uma fermentação a dez graus por duas semanas, mais quatro meses para engarrafar e um mês para colocar o rótulo, finalmente é apresentada a obra final de Di Cesare e da Trivento Bodegas y Vinedos –  o primeiro White Malbec elaborado no mundo do vinho –  curiosamente chamado de “a alma nua da Malbec, a mais cultuada cepa argentina”.

O método resulta em um vinho de coloração salmão pálido, com aromas de cereja, framboesa e maçã verde, e acidez marcante em boca.

Esse novo estilo de vinho da variedade Malbec casa bem com peixes grelhados e saladas, o que lhe coloca em posição vantajosa em países de clima quente e tropical como o nosso, onde praticamente é verão o ano inteiro.  Um vinho leve, fresco, elegante e fácil de beber, com personalidade e caráter marcante.

Ficha técnica do Trivento Reserve White Malbec

Origem da uva: Valle de Uco e Luján de Cuyo, Mendoza.

Colheita manual a partir da primeira semana de fevereiro.

Vinificação: leve prensagem, fermentação alcóolica em tanques de aço inoxidável por um período de 15 dias, a 10o.

Teor de álcool: 12% Vol (20o C).

Acidez Total: 6,82 g / l.

Açúcar residual: 5, 25 g/ l.

Cor: reflexos pálidos da cor salmão.

Nariz: notas frutadas, com predominância de aromas de frutas vermelhas maduras, como cereja, framboesa, frutas vermelhas e maçã verde.

Boca: Paladar fresco e fluído, estrutura média e fácil de beber, taninos doces e final longo.

Foto: Divulgação

Mais de Lifestyle