Top

Empresário Bruno Dias fala sobre papel do mindfulness na quarentena

Foto: Acervo Pessoal

O empresário paulista Bruno Dias é um dos oito sócios que comandam a holding UMAUMA, responsável por seis agências relevantes no mercado de eventos e festas da cidade de São Paulo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Há três anos, depois de uma crise de estresse que levou Dias ao hospital por sintomas nunca sentidos antes, a prática do mindfulness entrou na sua vida para transformar a perspectiva de pensamento e visão sobre a rotina do dia a dia.

Com a quarentena e o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, Bruno teve de readequar toda a sua agenda diária para manter a cabeça e a mente sã. Veja aqui relatos em primeira pessoa do empresário e como ele tem vivido esses dias.

Qualidade de vida com o mindfulness

“De uns 3 anos para cá, eu tenho tentado me cuidar bem mais. Temos que ter equilíbrio. Eu venho adotando diversos hábitos para ter uma qualidade de vida melhor no meu dia a dia. São hábitos que eu separo em alimentação, atividade física e sono. Meu maior problema nesta quarentena foi como eu conseguiria me habituar com esse novo estilo de vida, justamente baseado nestes 3 pilares ativos. A parte do sono, conseguimos dormir tranquilamente. Para você manter sua qualidade de vida, você tem que dormir. Não tem como.”

Como manter toda essa rotina com a quarentena

“O grande lance é, por estarmos em casa, como vamos manter nossa mente saudável? Você tem que estar muito bem com a sua mente para este momento. É aí que entra o papel da meditação, do mindfulness. Antes eu fazia 2 vezes por dia, agora eu aumentei para 4 vezes. São coisas básicas, rápidas, de 3 a 5 minutos por hora. Tem diversos aplicativos que eu indico que podem te ajudar: o Aura e o HeadSafe. São bons e nos ajudam a meditar. Fora isso, o exercício físico sempre me ajudou para manter minha cabeça sã. Eu ia 30 minutos todos os dias na academia do condomínio mas, como agora está fechado, estou tendo que fazer em casa mesmo.”

Como o mindfulness entrou na sua vida

“O mindfulness entrou na minha vida porque eu tive uma crise de estresse gigantesca, que eu achei que eu fosse morrer. Foi em 2013. Foi bizarro. Eu estava em um evento da empresa e meu coração começou a bater muito rápido, a visão ficou turva e eu tive que sentar pra tentar melhorar. Eu tentava explicar, mas as pessoas não entendiam. Era uma sensação que eu nunca tinha vivido e sentido na vida. Fui para ambulância do lugar e minha pressão estava bem alta. Eles me deram remédio para acalmar. Passei uma semana indo em vários cardiologistas, fiquei com aquele aparelhinho no corpo e todos os médicos falaram que eu não tinha nada.” 

Crise de estresse gigantesca

“Depois disso, foi aí que eu comecei a praticar o mindfulness na minha vida. Ajuda muito a controlar a ansiedade, a dar uma pausa boa, a recarregar a minha mente. Não é só ele que resolve, mas o sono, a atividade física, a meditação. É criar uma rotina. Eu vejo uma galera falando que dorme só 3 horas e trabalha as outras 22 e eu só penso que a galera vai pifar. O ser humano não é uma máquina.”

Como manter a produtividade com uma equipe de trabalho grande

“Para você ser produtivo, você precisa ter pessoas ao seu lado. Pessoas boas, que você confie, que te complementem. Você nunca vai ser bom em tudo. Deve potencializar onde você é bom e trazer pessoas boas ao seu lado que vão te complementar. Falando nesse sentido, a gente tem diversos núcleos lá dentro. Temos oito sócios na operação e cada um é responsável por uma área. Dentro dessas áreas, temos vários colaboradores. Então, é toda uma máquina que faz girar neste sentido de você ter pessoas boas ao seu lado.”

Mais de Lifestyle