Top

Monte-Carlo Bay dá dicas de como meditar em casa

Marina Brodet – Foto: Divulgação

A instrutora de ioga, pilates e fitness do Monte-Carlo Bay, em Mônaco, Marina Bordet, dá a você dicas necessárias para começar a explorar e desenvolver esta forma de arte para a mente.

Todos sabemos que viajar pelo mundo não é uma opção no momento. Mas, e se você seguisse uma jornada interior?

Há vários benefícios na meditação: reabastece o corpo e a mente, reduz o estresse e a ansiedade, promove o sono restaurador, melhora o humor, melhora a concentração e fortalece o sistema imunológico.

1) Quando meditar?

Escolha horários pela manhã, quando você acaba de acordar e/ou antes de ir para a cama a noite. Nesses momentos o cérebro produz naturalmente ondas alfa, essenciais para entrar em um estado meditativo.

Você ainda pode optar por meditar em um horário diferente do dia: tente evitar as duas horas após uma refeição. Você pode começar com uma prática curta de 6 ou 7 minutos e prolongá-la com o passar do tempo. Regularidade é muito importante.

2) Onde meditar?

Um espaço calmo e que esteja fora do caminho das pessoas, você pode até criar seu espaço de meditação adicionando um tapete, uma almofada e uma pequena vela ou incenso. Um lugar que você goste de estar e relaxar.

3) Como começar?

A meditação sentada é a mais conhecida, colocando o foco na coluna vertebral, um elo vertical entre a terra e o céu. Sente-se no chão, com as pernas cruzadas na posição de lótus e coloque almofadas embaixo de você para deixar seus quadris levemente mais altos que os joelhos. Se sentar-se no chão não for uma opção para você, use uma cadeira sem descansar as costas.

Deixe os ombros e estômago relaxados, coloque as mãos nos joelhos com as palmas viradas para o céu. Feche a boca e respire pelo nariz.

Foto: Jared Rice/ Unsplash

4) Em que focar?

Foque em todos os lugares em que você está em contato com o chão. Os tornozelos no chão, os quadris na almofadas… Imagine que todos esses pontos de contato são a Terra apoiando você. Tente estabelecer uma sensação de segurança e confiança.

Em seguida, concentre a atenção um pouco mais no abdômen e no plexo solar e tente relaxar essa parte do corpo. Deixe suas inalações afundarem profundamente em direção ao assoalho pélvico, sem forçar a respiração. Deixe suas exalações acontecerem naturalmente, sem usar conscientemente seus músculos. Sua respiração é suave, natural e tranquila.

Coração e externo

Por fim, concentre sua atenção no coração e no esterno. Escolha duas coisas que o fazem feliz e agradeça por ter tido a oportunidade de experimentar essas coisas e se concentre nelas.

Para finalizar, compartilhe seu bem-estar com os que estão ao seu redor. Ao expirar tente transmitir o amor e compaixão ao mundo ao seu redor.

Mantra Om

No final de sua prática, você pode cantar o mantra Om, cantarolando em voz alta o som do “ommmm” ou ouvindo-o em sua cabeça. Então, com muita delicadeza, abra os olhos novamente e talvez boceje ou se estique. Tente permanecer nesse momento o máximo de tempo possível, esquecendo um pouco o computador e celular.

Mais de Lifestyle