Top

Aprovei o período dentro de casa para adquirir 8 bons hábitos

Foto: Pixabay

Ficar em casa em isolamento social não significa, definitivamente, jogar fora os bons hábitos de vida. É verdade que você pode até estar surtando pela mudança radical na rotina, mas – acredite – dá sim para ver o lado bom da história (além do principal: ficar longe do vírus e evitar mais propagação).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Da mesma forma que o distanciamento social pode levar a efeitos nocivos na pele devido à falta de exercício e mudança na dieta, podemos aproveitá-lo de uma forma muito positiva para colocar em dia os cuidados com a pele e até ter mais tempo para você mesmo. Pense nas horas de trânsito que você perde todos os dias e o que você poderá fazer com isso em prol da sua saúde. Se te faltava tempo para iniciar uma rotina de atividade física, agora não falta mais e, dentro de casa, é possível se mexer e ter bons hábitos”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Mudança de rotina

Mesmo para aqueles que são saudáveis, a mudança na rotina pode significar também alterações na dieta, qualidade do sono e aumentar o estresse, sendo que tudo isso pode resultar em erupções faciais, secura e outras reações negativas na pele.

Mas para aproveitar o período de quarentena da melhor forma, conversamos com especialistas e médicos de várias áreas para te ajudar a introduzir bons hábitos nesse período:

Reduza o estresse

O distanciamento social representa um desafio à saúde mental, pois isola as pessoas que podem se sentir solitárias quando separadas da família e dos amigos.

“Mas essa é uma boa hora também para entrar em contato consigo mesmo, fazer coisas que gosta, cuidar da aparência… Pratique meditação, mindfullness. Para quem está em casa fazendo home office, a cada 60 ou 90 minutos de trabalho, pare 15 minutos para respirar, tomar um café, ou simplesmente fechar os olhos. O tempo de recuperação é extremamente importante para manejo de estresse”, afirma a Dra. Aline Lamaita, angiologista e membro do American College of Lifestyle Medicine.

“Para quem está fazendo home office, durante o trabalho é normal e muito bom usar bastante o cérebro. Quanto mais problemas a resolver, melhor para os neurônios. Mas assim que ‘sair’ do trabalho, é necessário detox para esses neurônios. Cozinhe, faça exercício físico em casa, brinque com o filho, leia um bom livro, cuide da pele, qualquer coisa que o faça desconectar”, aconselha a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Coma saudavelmente

Com os restaurantes fechados e muito tumulto nos supermercados, pode ser difícil manter uma dieta equilibrada, mas comer saudavelmente é uma das melhores maneiras de ajudar a sua saúde.

“A alimentação possui um papel fundamental na manutenção e fortalecimento do organismo, pois é responsável por fornecer nutrientes essenciais para as funções orgânicas, inclusive as imunológicas”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

A médica recomenda incluir na dieta alimentos com Vitamina A (cenoura e abóbora), Vitamina C (kiwi e laranja), Vitamina B6 (aveia e banana), Vitamina E (carnes e ovos), Selênio (arroz integral e castanha do pará) e Zinco (frango e grãos integrais). Fuja dos doces, dos carboidratos e dos laticínios em excesso.

“Em geral, qualquer alimento que cause inflamação e liberação de radicais livres são danosos para o nosso corpo em geral e para a pele. Os mais comuns são os carboidratos de menor valor glicêmico como açúcares, massas de farinha branca e alimentos com gordura saturada como as frituras”, afirma a cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Fique hidratado

”Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue”, afirma a angiologista Dra. Aline.

“Beber pelo menos 2 litros de água é fundamental, mas a hidratação também pode ser feita pelo consumo de água de coco ou frutas ricas em água, como pera, uva e melancia, que também tem nutrientes importantes para a pele”, diz o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Evite o álcool

Os fechamentos de lojas de bebidas alcoólicas podem incentivar as pessoas a deixar o álcool de lado, mas a ansiedade em ficar em casa pode ter efeito contrário, ajudando a consumir o estoque de bebidas.

“O consumo de álcool prejudica a pele através de surtos imediatos e efeitos a longo prazo do envelhecimento, e deve ser evitado, ou pelo menos deve ser tomado com moderação”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal.

“Quem ingere álcool em excesso, sente muita sede, principalmente no dia seguinte. Isso acontece porque o organismo precisa de água para metabolizar o álcool. No entanto, se não houver água suficiente, o organismo busca nos tecidos periféricos a água para realizar o seu trabalho. E esse é o grande problema, pois a perda d’água afeta muitos órgãos, inclusive a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

“Além disso, o álcool é especialmente maléfico após a realização de um procedimento estético, afetando na recuperação e até mesmo nos resultados”, acrescenta o cirurgião. O álcool aumenta o inchaço e sangramento, além de ressecar a pele, segundo o Dr. Paolo.

Fique ativo

Enquanto as academias estão temporariamente fechadas, as pessoas podem se exercitar menos. Mas ignorar seus exercícios afetará negativamente sua pele.

“É importante manter-se ativo em casa, pois o exercício físico, quando praticado de forma regular traz uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele. A atividade física (incluindo exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos) é importante em diversos aspectos”, afirma a Dra. Beatriz.

“Com a atividade física, também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirma a Dra Aline. Além disso, a atividade física dentro de casa pode evitar problemas como trombose, que tende a aparecer mais em pessoas sedentárias.

Durma o suficiente

O sono é uma parte importante dos cuidados com a pele. Durante o sono, o corpo entra em um modo regenerativo e construtivo, onde também produz colágeno.

“O momento do sono é restaurador para a pele e para outros órgãos do corpo. Quando não dormimos direito não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados”, afirma o Dr. Mário.

Mesmo que o seu horário de trabalho possa mudar ou se você estiver trabalhando agora em casa, certifique-se de descansar o suficiente para o benefício da sua saúde. A maioria dos estudos diz que os adultos precisam ter entre sete e nove horas de sono por noite. E para quem está de “férias”, uma dica importante: não troque o dia pela noite.

Evite tocar seu rosto

As pessoas ficam em casa, o que significa que elas podem não estar usando tanta maquiagem quanto usariam se tivessem que se aventurar no mundo. No entanto, só porque você não vai estragar o batom, não significa que você deve tocar seu rosto. O toque no rosto foi advertido repetidamente por espalhar o coronavírus, mas também pode espalhar sujeira, óleo e bactérias no rosto, o que pode entupir os poros.

Invista no skincare

“Durante a quarentena, é importante tentar buscar o bem-estar mental e a autoestima. Uma rotina, por exemplo, faz parte de um estilo de vida saudável, e nos ajuda a manter a cabeça no lugar. E para muitas pessoas, cuidar da pele faz parte do dia a dia. Se ainda não faz parte da sua, agora é a hora”, afirma Isabel Luiza Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC.

“Comece com a higienização das mãos com água e sabão. Em seguida, com as mãos limpas, higienize o rosto com o uso de um sabonete específico ao seu tipo de pele. Na sequência, use tônico hidratante para peles mais secas ou seborregulador para peles oleosas. O uso do sérum ou creme hidratante na sequência é ideal e, nele, deve conter substâncias como ácido hiaurônico de alto e baixo peso molecular, Hyaxel, Alistin, Vitamina C e óleos vegetais. Por fim, o filtro solar ainda deve ser usado, mesmo em casa, para evitar que a radiação e a luz visível danifique a pele”, finaliza a Dra. Claudia.

Mais de Lifestyle