Top

Dança, ioga e terapia unidas em uma só aula e o melhor: live gratuita no Instagram

Foto: Divulgação

Por Miriam Spritzer

Em tempos de quarentena e isolamento social, estabelecer uma rotina de atividade física e dentro de casa é um grande desafio. Além do fato de estarmos presos em casa, muitas vezes com espaço limitado, há também uma grande ansiedade gerada pelas notícias de crise mundo afora e o constante barulho das redes sociais. Com isso em mente, o bailarino da Cisne Negro Cia de Dança Willian Gasparo criou uma solução interessante.

Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Formado pela Premananda Yoga School e membro da Intenational Yoga Alliance, Gasparo percebeu que o ioga é uma forte ferramenta para este momento de incertezas, pois permite não só movimentar o corpo em um espaço limitado como também trabalhar a mente para relaxar e se desligar das preocupações por um momento. Por isso, criou um formato de aula em lives diárias no seu Instagram que combinam movimentos de dança com as práticas de ioga.

Foto: Divulgação

São em torno de 20 aulas online por semana e o bailarino tem conquistado um público impressionante, desde praticantes assíduos e novos fãs (muitos deles  sedentários) até mesmo algumas celebridades como Maitê Proença, que já chamou Gasparo para aulas em suas redes sociais.

Foto: Divulgação

O Site RG conversou com o bailarino que nos contou tudo deste projeto incrível:

Como você chegou nesta metodologia de ioga com movimentos da dança?

Eu sou bailarino profissional há mais de 13 anos e busquei a ioga para potencializar meu rendimento nas apresentações, já que ele une exercícios de respiração com o físico. E a grande supresa para mim foi que há uma grande parte de exercício mental, que é o que guia a prática diária. Isso me fez descobrir muito e aprendi a lidar com limitações que eu, como atleta, jamais pensei que teria. Só dança pratico seis horas diária apenas para manter a técnica. Quem diria que eu precisaria de mais exercício? Ioga é uma prática muito generosa e a dança é uma pratica que, apesar de linda, exige muita disciplina e plasticidade. Então, ao juntar o conhecimento de ambas consigo entregar uma prática de ioga divertida.

Foto: Divulgação

Como surgiu a ideia de aulas online?

Eu faço parte do projeto Mude um Hábito, em parceria com a Unimed, que oferece aulas livres e gratuitas aos domingos nos parques de São Paulo, como o Ibirapuera, Vila Lobos, do Povo e Aclimação. São aulas superconcorridas, para ter ideia, as de domingo chegam a ter 200 pessoas. Assim que iniciou a quarentena, vários alunos que frequentavam as aulas dos parques me escreveram e pediram muito que não parássemos. E como já estava me adaptando ao formato da internet para aulas particulares, resolvi testar este formato aberto. E o retorno foi muito positivo.

Foto: Divulgação

A aula tem algum nível? Alguém que não tem experiência ou nunca fez aula consegue acompanhar? 

Sim, é uma aula para todos os níveis. Tenho alunos desde crianças e até senhorinhas de idade, todos trancados em casa. A ideia é que cada um pratique dentro de seu limite, com segurança e muito prazer. Quero que o aluno sinta-se à vontade e não se frustre. O que mostro é a necessidade do exercício físico e a importância da sanidade mental. Os movimentos exercitam o corpo e ligados à respiração, praticas de relaxamento e coordenação, ativam o cérebro, aumentam a serotonina no corpo, e ajudam a lidar com esse período de tensão e medos que todos nós enfrentamos.

Foto: Divulgação

Qual o maior desafio de dar a aula em frente às câmeras?

Pode parecer incoerente, pois sou um artista de palco, mas sou tímido e confesso que no começo foi um desafio, pois ainda encaro cada aula ao vivo como um espetáculo, onde coreografia, cenografia e musica estão em harmonia e o público, os alunos, felizes.

Foto: Divulgação

Para quem não conhece, mas tem curiosidade de fazer as suas aulas, como elas funcionam? 

Cada aula dura em média 60 minutos, onde fazemos diferentes posturas e exercícios de respiração. Mas admito, algumas vezes passamos um pouco do tempo permitido pelo Instangram e acabo voltando para uma grand finale: uma sessão de relaxamento por meditação – o que não abro mão, pois estamos precisando muito neste momento.

As aulas de Willian Gasparo acontecem diariamente às 11h e às 18h, no perfil dele, @willian.gasparo, e eventualmente no @mahakarmayogabrasil.

Foto: Divulgação

Mais de Lifestyle