Top

Bloco Casa Comigo terá apresentações artísticas e novo visual

Um dos grandes protagonistas da retomada do Carnaval de rua de São Paulo, o Bloco Casa Comigo acredita que todas as artes se encontram no Carnaval e neste ano lança desfile com manifesto à cultura num grito necessário e atual, com o tema ‘’As Artes Vão Rolar’’. A ideia é celebrar, fomentar e carnavalizar toda forma de arte. E essa iniciativa inclui fazer uma seleção de projetos artísticos que irão se apresentar durante o desfile do bloco.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para isso, foi lançado  um edital que irá selecionar e financiar projetos de até R$ 5 mil. Se no Brasil as artes estão sob ataque, no Carnaval de São Paulo elas vão estar sob atabaques. Para se inscrever no edital, com inscrições abertas até 22 de janeiro, basta acessar o site: www.asartesvaorolar.com.br.

São Paulo é plural e um crescente berço de manifestações culturais genuínas, onde encontramos música, dança, teatro, fantasias, artes visuais, personagens literários e aquele fervor cinematográfico. Portanto, em um momento de trevas para a arte e a cultura no nosso País, o Casa Comigo vai para a rua dizendo que, sim, ‘’As Artes Vão Rolar’’.

“Nosso bloco tem noivas, noivos e também padrinhos. Nesse Carnaval de 2020, seremos padrinhos de outros movimentos artísticos. Queremos espalhar a arte nas mais diversas formas e linguagens durante o desfile. Neste momento sombrio em que vivemos, precisamos relembrar a importância da Arte como olhar crítico dos nossos tempos. A arte é o que nos move, como artistas, gestores e cidadãos”, reforça Raul Silêncio, vocalista e um dos fundadores do bloco.

Esse engajamento e olhar crítico, sem perder a irreverência carnavalesca, faz parte da história do bloco. O Casa Comigo estreou no Carnaval paulistano em 2013, fundado por um grupo de amigos da Zona Oeste de São Paulo. Em pouco tempo, tornou-se um dos blocos mais queridos e aguardados do Carnaval da cidade. E quanto mais gente o bloco recebia –  a partir de 2017 passou a reunir cerca de 1 milhão de foliões – mais potente ficava seu discurso. Por meio de seus temas e de suas músicas, levantou bandeiras e lutou pelos valores em que acredita.

Em 2020, o bloco irá desfilar no centro da cidade, passando em frente e celebrando famosos núcleos culturais de São Paulo, como a Biblioteca Mário de Andrade e o Teatro Municipal.

Desde o Carnaval de 2013, o Casa Comigo vem evoluindo bonito pelas ruas de São Paulo e carregando discursos importantes e empoderadores, capazes de promover mudanças perceptíveis e transformadoras, ou seja, só faltava mudar o visual ‘’antigo’’, cujo símbolo era o ícone do casamento tradicional. A identidade visual, que até então era usada no bloco, foi criada em um momento em que o Carnaval de rua ainda estava renascendo, tomando forma. Mas desde então o mundo mudou, o casamento mudou e a ‘’fantasia’’ do Casa Comigo precisava passar também ‘’visualmente’’ a ideia de que todos os amores são possíveis, que não há regras para o amor, que o casamento pode ser a união de tudo. Com isso, se fazia necessário tirar o “tradicionalismo” da comunicação do bloco.

Agora, a identidade visual evoluiu também. Desenvolvido pela Zebra Deluxe, o novo conceito visual do bloco deixa de lado a estética do carnaval de avenida e bebe na fonte dos movimentos urbanos de ocupação do espaço público, como o grafite, as festas de soundsystem, entre outras.

Mais de Lifestyle