Top

Com praias paradisíacas, litoral pernambucano é destino dos sonhos

No século 16, índios, portugueses e holandeses disputavam as terras pernambucanas. Essa parte da história contribuiu fortemente para a cultura de lá – que mistura traços de cada povo – na arquitetura, culinária, estilos musicais e danças, que reflete na animação do Carnaval, centro histórico e cenários naturais incríveis. Por ser um estado com uma cultura muito rica e belezas naturais vastas, Pernambuco atrai turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo.

As praias paradisíacas são um dos pontos fortes do estado, transformando Pernambuco em um destino dos sonhos para muitos. Lá, é possível montar muitos roteiros incríveis para conhecer a diversidade e curtir as belezas naturais. Fernando de Noronha, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda são alguns dos destinos mais conhecidos e belos do estado. Conheça abaixo:

Fernando de Noronha

Reconhecido em 2001 como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Arquipélago de Fernando de Noronha pertence a Pernambuco e é formado por 21 ilhas, sendo a principal e única ilha habitada chamada de Fernando de Noronha.

Com praias incríveis, paisagem exuberante e diversos passeios, Fernando de Noronha é o destino mais desejado pelos brasileiros, segundo pesquisa do Ministério do Turismo sobre demanda turística nacional.

De acordo com informações do portal Ilha de Noronha, o turismo é organizado de maneira sustentável, “criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo”. É considerado um dos melhores lugares para a prática de mergulho, sendo setembro e outubro os meses mais indicados para isso.

Jaboatão dos Guararapes

A cerca de 14 quilômetros de Recife, Jaboatão dos Guararapes é conhecida como o berço da pátria, pois sediou as principais batalhas contra os holandeses no estado. No entanto, as belas praias passaram a ser o principal motivo da fama da cidade – perfeita para quem quer saber mais sobre história, cultura e admirar as belezas naturais de Pernambuco.

Com praias únicas repletas de passeios, manguezais e aptas à prática de esportes náuticos, Jaboatão também possui uma das maiores construções arquitetônicas do século 17 de lá: a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, que foi construída em comemoração às vitórias nas Batalhas dos Guararapes

Recife

Capital de Pernambuco, Recife conquista todos que a visitam. Por possuir uma geografia única, com rios, mar, ilhas e pontes, proporciona aos visitantes uma vasta possibilidade de passeios.

A Praia da Boa Viagem é a mais conhecida de Recife, mas, além do lazer, a cidade é ótima para quem se encanta por arquitetura, história, gastronomia e cultura – que são as características mais marcantes do estado.

Olinda

Próxima à Recife, Olinda esbanja história e arte e também foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Quem nunca viu fotos de Olinda e se encantou pelas casas coloridas, igrejas e mosteiros que se encontram nas famosas ladeiras da cidade?

Além das praias paradisíacas, no Carnaval, o agito é total com os blocos de rua, que representam a história e cultura local de maneira singular e com muita alegria.

Mais de Lifestyle