Top

São Paulo é eleita a melhor cidade do Brasil para os LGBTs; veja lista

Viajar exige riscos, mas para a comunidade LGBT+ há alguns extras, como os que envolvem segurança pessoal, somente por ter uma determinada orientação sexual ou identidade de gênero.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Para auxiliar esses viajantes a escolherem suas viagens minimizando riscos, um júri de peso foi convidado pelo site de viagem LGBT+ Viaja Bi! para eleger os principais destinos para gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans visitarem em 2020 no Prêmio Viaja Bi!.

No Brasil, São Paulo lidera a lista, seguida de perto pelo Rio de Janeiro. A Bahia completa o Top 3 mas outros destinos menos associados a esse público, como Gramado, Porto de Galinhas e Maragogi também foram lembrados.

1 – São Paulo

A cidade com a maior Parada LGBT+ do mundo (ou 2ª maior, dependendo de como for Nova York), com cerca de 4 milhões de pessoas, não podia ficar de fora dessa lista e é justo que, no Brasil, tenha o 1º lugar. É indubitavelmente a cidade com a maior cena LGBT+ do país e tem diversidade em suas veias, com empreendimentos e iniciativas para a comunidade, como a Castro Burger, por exemplo, entre tantas outras. A diversidade traz, ainda, além da Parada LGBT+ principal, paradas paralelas, como a Trans, a Preta, a Lésbica e a Bissexual.

2 – Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa ficou em 2º lugar por muito pouco. Junto com São Paulo liderou com folga o ranking. Ambas tiveram cerca do triplo de pontos da 3ª colocada, com uma diferença de 1 ponto entre elas. Apesar da atual crise no Estado do Rio de Janeiro, do prefeito conservador censor e da constante lembrança da violência, os aspectos positivos de uma das cidades mais queridas do mundo foram ressaltados, por brazucas e gringos. O Rio já foi eleito como a cidade mais friendly do mundo há alguns anos e já teve como política pública ações contra a homofobia. O momento é turbulento, mas a cidade continua sendo maravilhosa e vai sair dessa fase.

3 – Bahia

O Estado da Bahia tem investido, nos últimos anos, em sua promoção como destino LGBT+ friendly e isso se pulveriza em várias de suas cidades. Além das menções nominais ao estado, também foram citadas, nos votos ou justificativas: Salvador, Itacaré, Caraíva, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo e Cachoeira. Foi o destino com mais citações a cidades. Salvador, especialmente, é um destino conhecido pelo público LGBT+ de longa data que se joga muito no Carnaval, no Réveillon ou em festas e festivais.

Veja lista completa:

  • 1º lugar: São Paulo (SP)
  • 2º lugar: Rio de Janeiro (SJ)
  • 3º lugar: Bahia
  • 4º lugar: Florianópolis (SC)
  • 5º lugar: Recife, Salvador (BA) e Fernando de Noronha (PE)
  • 6º lugar: Itacaré, Caraíva e Cachoeira (BA), Porto de Galinhas (PE), Gramado (RS) e Rota das Emoções (PI/CE/MA)
  • 7º lugar: Maragogi (AL), Jalapão (TO), Vitória (ES), Arraial d’Ajuda e Trancoso (BA), Bonito (MS) e Foz do Iguaçu (PR)

Mais de Lifestyle