Top

4 passeios para conhecer e se apaixonar pela Mooca

A Mooca é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. A região começou a ser habitada pelos primeiros portugueses que chegaram ao Sudeste do Brasil. Com o passar do tempo, se tornou um grande polo para imigrantes europeus, principalmente italianos, e de outras regiões do país, graças às linhas ferroviárias que levavam até a região.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Entre fábricas e moradias, o bairro foi acumulando história e está no coração de vários paulistanos. Com isso, muitas pessoas buscam imóveis para comprar ou apartamentos para alugar na Mooca, criando um vínculo afetivo com o lugar.

Veja alguns dos passeios mais tradicionais por esse bairro que tem a cara de São Paulo e encante-se pela magia da Mooca.

 

Museu da Imigração

Um dos fatores mais importantes para que a Mooca se tornasse o que é hoje foi a chegada dos imigrantes. Por isso, é justo que ali fique o Museu da Imigração, preservando a história da chegada desses povos ao Brasil. Ali, é possível encontrar os registros da chegada dos imigrantes, além de alguns dos itens que eles traziam consigo.

Fotografias, malas, roupas e outras réplicas ajudam a dar o clima para o ambiente, fazendo com que os visitantes tenham uma ideia do que era chegar ao Brasil naquele período.

 

Biblioteca Affonso Taunay

Fundada em 1954, além de ser uma importante construção para a Mooca, ali estão mais de 20 mil títulos – que ficam armazenados entre seus 2 mil metros quadrados. A biblioteca tem uma importante coleção de obras literárias e documentos que ajudam a contar a história do bairro e de toda a cidade de São Paulo.

Além disso, a biblioteca é o espaço onde acontecem palestras, oficinas e até mesmo shows, enriquecendo ainda mais a vida cultural na Mooca.

 

Teatro Arthur Azevedo

O teatro foi construído em 1952, um projeto do arquiteto Roberto Tibau. Na época, ele foi considerado um dos mais importantes e modernos teatros da cidade, capaz de receber grandes eventos e trazer mais conforto aos espectadores.

O nome do teatro é uma homenagem ao poeta e dramaturgo maranhense Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo e a estrutura possui um palco de 189 metros quadrados. Para quem deseja ver uma peça no teatro, a programação fica disponível no site oficial. É possível ir de carro e estacionar nas dependências do teatro.

 

Casarão do Vinil

Um dos paraísos para os amantes dos antigos discos de vinil e da moda retrô. É uma das maiores lojas de vinil do Brasil, onde é possível encontrar principalmente discos usados. A construção é da década de 1940 e, em seus 600 metros quadrados, estão mais de 700 mil discos de vários períodos da história.

Um ponto positivo é que o Casarão fica dividido por faixas de preço, assim você pode encontrar mais facilmente um item dentro do valor que você pretende gastar. Se você deseja um disco específico, pode procurar no site da loja e fazer a compra virtualmente, com a opção de retirar no próprio espaço.

Mais de Lifestyle