Top

Destinos nada óbvios para experimentar vinhos de qualidade

Para os amantes de vinho, alguns países próximos ao Brasil como Argentina e Chile oferecem ótimas opções de vinícolas. Com o crescimento em potencial do enoturismo, as rotas estão cada vez mais diversificadas, para atender a esse público que quer ir além do mais do mesmo.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Com esse movimento, muitas vinícolas adaptaram seus espaços para receber da melhor forma os visitantes. É que a indústria do enoturismo cresce a passos largos e já representa cerca de 20% do faturamento total das vinícolas, de acordo com pesquisas do Great Wine Capitals (GWC). Listamos três lugares que saem do óbvio na hora de visitar vinícolas, veja a seguir:

Suíça, Lucerna

Uma pequena cidade da Suíça, com cerca de 82 mil habitantes, é conhecida pelas suas belezas naturais. Lucerna é cercada por lagos e montanhas que dão um charme a mais à região.

A Weinbau Ottiger, comandada pelo enólogo Toni Ottiger, se tornou a maior vinícola da Suíça Central e, além de vinhos de alta qualidade, oferece um tour com direito a passeio de barco e degustação de vinhos. Além disso, a cidade recebe em setembro a Luzerner Weinmesse (Feira do Vinho de Lucerna) com produtores locais e internacionais, além de muitas degustações.

Évora, Portugal

O Alentejo é um excelente destino para degustar vinhos. A região abriga o Convento do Espinheiro, um hotel cinco estrelas que, além de todas as comodidades de uma boa hospedagem, também oferece visitas guiadas pelas vinícolas do Alentejo com direito a degustações de vinhos locais e ainda workshops de pão e azeites.

Entre as vinícolas visitadas está a Ervideira, onde é possível não apenas visitar a adega mais ainda acompanhar todo o processo produtivo, desde a chegada da uva até ao engarrafamento do vinho e sua expedição. Outro tour imperdível é até a Fábrica de Cortiça da Azaruja, que funciona desde o século 19.

Mainz, Alemanha

Conhecida como a rainha do vinho na Alemanha, Mainz tem uma importante cultura vinícola. A região do Rheinhessen é a maior zona vinícola do país e a cada ano a nova geração de vinicultores prova que é capaz de alcançar resultados extraordinários.

Além de adegas e bares aconchegantes para degustar os produtos locais, as visitas aos produtores de vinho, como o Kupferberg são imperdíveis. A Kupferberg, em especial é uma produtora de vinho espumante que funciona desde o século 19. Como está localizado em uma das regiões mais altas da cidade, a vista de lá é um atrativo a parte. Por lá é possível fazer visitas guiadas pelas caves e, é claro, degustar.

A região de Mainz conta ainda com o Weinmarkt (feira do vinho), uma das maiores festas da cidade que acontece entre os meses de agosto e setembro e com comidas típicas e muito vinho local.

Mais de Lifestyle